PROJETOS DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR DE ATIVIDADES FÍSICAS E DESPORTIVAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE PORTUGAL

Jorge Soares, Hélio Antunes

Resumo


Este estudo teve por objetivo determinar a gênese dos projetos de enriquecimento curricular ligados à atividade física e desportiva de escolas públicas de Portugal e compreender os seus resultados e fatores de sucesso junto à comunidade educativa. Realizou-se uma entrevista com quatro coordenadores responsáveis pelos projetos. Os projetos orientavam-se para três categorias de missão: exercício físico e saúde; desenvolvimento socioafetivo e oferta desportiva através do clube escolar. A diversidade e a especificidade dos projetos ajustados a cada contexto, bem como as competências e o compromisso do professor responsável, foram consideradas elementos determinantes. Os fatores de sucesso e os parâmetros de avaliação dos resultados dos projetos são explicados por indicadores quantitativos de participação dos jovens e não pelos impactos que causam na educação, na aptidão física e desportiva dos jovens. Não foi encontrada uma ligação coerente entre os objetivos dos projetos e os indicadores utilizados na avaliação dos resultados.

 


Palavras-chave


Currículo. Escola. Atividade Motora. Projeto. Atividades Esportivas.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.90203

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