COORDENAÇÃO ENTRE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPEUTA DURANTE AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O CASO DA COMUNIDADE AUTÔNOMA DE MADRID NA ESPANHA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.81733

Palavras-chave:

Inclusão educacional. Estudantes. Pessoas com deficiência. Educação Física.

Resumo

O objetivo do estudo foi determinar e analisar as percepções dos professores que lecionam Educação Física (EF) a alunos com deficiência nas classes inclusivas de EF e como melhorar essa inclusão ao colaborar com o fisioterapeuta. A informação foi obtida através de um questionário administrado a 56 professores, que foi completado com entrevistas com nove deles e quatro fisioterapeutas. Os resultados mostram a preocupação e a incerteza dos professores sobre como servir os alunos com deficiência, a fim de oferecer uma educação de qualidade inclusiva e treinamento de demanda e suporte específico em suas aulas. Professores consideram necessário receber apoio de profissionais, como o fisioterapeuta, para que possam ajudar os alunos com deficiência motora. Sugerimos continuar a examinar as barreiras de ambos os profissionais, suas concepções de professores de EF e o papel do fisioterapeuta, bem como a sua vontade de colaborar entre si.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mario Díaz del Cueto, Universidad Autónoma de Madrid

Educación Física, Deporte y Motricidad Humana

Ariel Villagra Astudillo, Universidad Autónoma de Madrid

Educación Física, Deporte y Motricidad Humana

Francisco Javier Castejón Oliva, Universidad Autónoma de Madrid

Educación Física, Deporte y Motricidad Humana

Publicado

2019-04-14

Como Citar

DÍAZ DEL CUETO, M.; VILLAGRA ASTUDILLO, A.; CASTEJÓN OLIVA, F. J. COORDENAÇÃO ENTRE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPEUTA DURANTE AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O CASO DA COMUNIDADE AUTÔNOMA DE MADRID NA ESPANHA. Movimento, [S. l.], v. 25, p. e25015, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.81733. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/81733. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais