O SE-MOVIMENTAR DE ALUNOS NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA FAVELA CONFLAGRADA PELO TRÁFICO

Autores

  • Leonardo Carmo Santos Mestre em Ciências da Atividade Física, Universidade Salgado de Oliveira e Professor do Município do Rio de Janeiro. http://orcid.org/0000-0002-9791-5631
  • Carlos Alberto Figueiredo da Silva Universidade Salgado de Oliveira. Ciências da Atividade Física. Niterói, RJ http://orcid.org/0000-0002-7429-932X

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.81319

Palavras-chave:

Educação Física. Violência. Cultura. Áreas de pobreza.

Resumo

O objetivo deste estudo é interpretar o se-movimentar dos alunos de uma escola pública do Rio de Janeiro, localizada em uma área conflagrada pelo tráfico, de forma a compreender as influências da violência daquela área da cidade no cotidiano das aulas de Educação Física. Foram conduzidas uma observação participante e entrevistas semiestruturadas com professoras de Educação Física. Evidências encontradas durante as observações e ratificadas pelas entrevistas apontam que os alunos usam códigos corporais como um processo de reestabelecimento dos sistemas de autoconfiança social. A repetição dos fenômenos de identificação com o agressor, que se manifestavam no grupo masculino, era ressignificada mantendo-se elementos da cultura de violência, mas introduzindo características das atividades de que participavam.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Carmo Santos, Mestre em Ciências da Atividade Física, Universidade Salgado de Oliveira e Professor do Município do Rio de Janeiro.

Mestre em Ciências da Atividade Física, Universidade Salgado de Oliveira e Professor do Município do Rio de Janeiro.

Carlos Alberto Figueiredo da Silva, Universidade Salgado de Oliveira. Ciências da Atividade Física. Niterói, RJ

Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências da Atividade Física, Universidade Salgado de Olivira, Niterói-Brasil e Professor Convidado no Programa de Mestrado em Gestão do Desporto, Universidade do Porto, Porto-Portugal.

Downloads

Publicado

2019-07-08

Como Citar

SANTOS, L. C.; SILVA, C. A. F. da. O SE-MOVIMENTAR DE ALUNOS NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA FAVELA CONFLAGRADA PELO TRÁFICO. Movimento, [S. l.], v. 25, p. e25045, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.81319. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/81319. Acesso em: 18 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.