O QUE TEM SIDO OU NÃO TEM SIDO A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL? REFLEXÕES E PROVOCAÇÕES A PARTIR DA TEORIA DA MODERNIZAÇÃO REFLEXIVA

Autores

  • Ademir Faria Pires Universidade Estadual de Maringá
  • Ieda Parra Barbosa-Rinaldi Universidade Estadual de Maringá
  • Juliano de Souza Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.77556

Palavras-chave:

Educação Física. Currículo. Epistemologia.

Resumo

Este texto, de caráter teórico e bibliográfico, pretende ser uma digressão primeira sobre a formação profissional em Educação Física no Brasil a partir de algumas contribuições abertas pela teoria da modernização reflexiva de Beck e Giddens. Na primeira parte do texto, trazemos alguns insights sobre a dinâmica de modernização reflexiva para pensar a formação profissional na área. Já na segunda seção do manuscrito, procuramos dimensionar o que tem sido, não tem sido e pode vir a ser o processo de formação inicial em EF a partir da recuperação hermenêutica do processo de modernização reflexiva.

 

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Publicado

2019-01-06

Como Citar

PIRES, A. F.; BARBOSA-RINALDI, I. P.; SOUZA, J. de. O QUE TEM SIDO OU NÃO TEM SIDO A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL? REFLEXÕES E PROVOCAÇÕES A PARTIR DA TEORIA DA MODERNIZAÇÃO REFLEXIVA. Movimento, [S. l.], v. 24, n. 4, p. 1407–1420, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.77556. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/77556. Acesso em: 27 maio. 2022.

Edição

Seção

Ensaios