PERSPECTIVA GLOBAL DAS IMAGENS PUBLICADAS EM MANUAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Irene Moya-Mata, Concepción Ros Ros, Cristina Menescardi Royuela

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo determinar o tratamento dado às imagens relativas ao corpo e à atividade física presentes nos livros de texto de Educação Física na etapa de Ensino Fundamental. A mostra está constituída por 997 imagens de nove livros de texto publicados por cinco editoras. Realizou-se uma análise descritiva das variáveis sexo, idade, raça e somatotipo que fazem referência ao corpo, e o variáveis tipo, âmbito, espaço e nível de prática referentes à atividade física. Os resultados mostram que se mantêm os estereótipos relativos ao corpo e à atividade física, enfatizando o corpo masculino, de raça branca, com um corpo delgado e cuja idade é a infância, praticando desportos e habilidades motrizes. No entanto, o âmbito e nível de prática de atividade física elitista desapareceu dos manuais, mostrando um primeiro passo para a diversificação de atividades físicas na escola.


Palavras-chave


Educação Física. Ensino Fundamental. Imagem corporal. Estereotipagem.



DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.65304



 

 


Movimento
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                                      

 

Apoio

 

        

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment