A EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SUAS FORMAS E SEUS LUGARES NO CURRÍCULO ESCOLAR: UM ESTUDO DE REVISÃO

Autores

  • Natacha da Silva Tavares Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Elisandro Schultz Wittizorecki ESEFID/UFRGS
  • Vicente Molina Neto ESEFID/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.62986

Palavras-chave:

Educação Física. Currículo. Educação. Estudo de Revisão.

Resumo

Este estudo apresenta uma revisão da produção científica onde mapeamos o que vem sendo pesquisado, os conceitos que se têm construído e o que se tem publicado acerca da temática Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental e currículo escolar, bem como, buscamos entender em que perspectivas esta temática vem sendo investigada. A revisão foi realizada através da busca de artigos em periódicos brasileiros, disponíveis online, da Área da Educação Física de Qualis A2, B1 e B2. É possível compreender a partir desta revisão que a Educação Física vem se configurando de diferentes formas nas escolas; que os processos de construção curricular da Educação Física têm se efetivado de diversas maneiras. Neste sentido, é possível compreender a Educação Física no ensino fundamental no contexto brasileiro como plural e heterogênea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natacha da Silva Tavares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Educação Física/UFRGS. Mestranda em Ciências do Movimento Humano/UFRGS.

Elisandro Schultz Wittizorecki, ESEFID/UFRGS

Doutor em Ciências do Movimento Humano/UFRGS. Professor de Graduação e Pós-Graduação na ESEFID/UFRGS.

Vicente Molina Neto, ESEFID/UFRGS

Doutor em Filosofia e Ciências da Educação/Universidad de Barcelona. Professor de Graduação e Pós-Graduação na ESEFID/UFRGS.

Downloads

Publicado

2018-03-29

Como Citar

TAVARES, N. da S.; WITTIZORECKI, E. S.; MOLINA NETO, V. A EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SUAS FORMAS E SEUS LUGARES NO CURRÍCULO ESCOLAR: UM ESTUDO DE REVISÃO. Movimento, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 275–290, 2018. DOI: 10.22456/1982-8918.62986. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/62986. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.