A FORMAÇÃO EM SAÚDE À LUZ DO PROJETO PEDAGÓGICO E DAS DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Maria Luci Esteves Santiago Universidade Estadual do Piauí
  • José Ivo Santos Pedrosa Universidade Federal do Piauí
  • Alex Soares Marreiros Ferraz Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.57988

Palavras-chave:

Educação Física e Treinamento. Ensino. Sistema Único de Saúde

Resumo

A Educação Física tem, tradicionalmente, se pautado em um conceito restrito de saúde. O objetivo deste trabalho é analisar, no Projeto Pedagógico do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Piauí e nas Diretrizes Curriculares Nacionais da área, as competências a serem desenvolvidas no processo formativo para a atuação em saúde e especificamente no Sistema Único de Saúde; por meio de pesquisa documental. Os pressupostos teóricos hegemônicos do curso e da área apresentam-se distantes dos princípios do SUS, reafirmando o alargamento entre as políticas de formação em Educação Física e as da saúde coletiva.

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Biografia do Autor

Maria Luci Esteves Santiago, Universidade Estadual do Piauí

Preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família - UESPI

José Ivo Santos Pedrosa, Universidade Federal do Piauí

Gerente do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP/UFPI) Coordenador do Curso de Medicina - Campus Parnaíba/UFPI

Alex Soares Marreiros Ferraz, Universidade Federal do Ceará

Instituto de Educação Física e Esportes - UFCE

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Publicado

2015-12-12

Como Citar

SANTIAGO, M. L. E.; PEDROSA, J. I. S.; FERRAZ, A. S. M. A FORMAÇÃO EM SAÚDE À LUZ DO PROJETO PEDAGÓGICO E DAS DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Movimento, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 443–458, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.57988. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/57988. Acesso em: 24 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais