ESTÉTICA, FORMAÇÃO INICIAL E DANÇA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA...

Deizi Domingues da Rocha, Ricardo Rezer

Resumo


Este estudo objetivou aproximar os pressupostos da teoria estética adorniana e a dança no âmbito da formação inicial em Educação Física (EF).  Esta pesquisa se caracterizou como sendo descritiva, de caráter teórico-bibliográfico. As contribuições da teoria estética para a formação de professores no campo da EF podem se dar, principalmente, pela possibilidade de qualificar um olhar mais sensível para a educação, através de uma reeducação dos sentidos permeados pela reflexão filosófica ligada a arte. A dança representa então, uma possibilidade significativa de aproximação com a teoria estética, como possibilidade inclusive, de dura crítica à deseducação dos sentidos.

 

 


Palavras-chave


Estética. Educação. Dança. Docentes

Texto completo:

PDF-POR PDF-ENG (English)


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.51878

Direitos autorais




Movimento

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                            

 

Apoio

 

        

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment