20 anos do Programa Dinheiro Direto na Escola: um olhar crítico sobre as interferências na gestão escolar e financeira pública

Autores

  • Andréia da Silva Mafassioli Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v5-67555

Palavras-chave:

Programa Dinheiro Direto na Escola. Gestão Escolar. Gestão Financeira da Escola Pública.

Resumo

No presente artigo analisamos o funcionamento do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), um programa que, conforme o próprio nome sugere, destina recursos financeiros da União diretamente às escolas públicas. Ao longo do texto é possível acompanhar uma breve análise histórica do Programa, desde a sua criação, em 1995, até os dias atuais, já que o Programa continua em vigência. Por fim, são apresentadas as condições que o PDDE apresenta para a gestão escolar e financeira das escolas públicas, discutindo influências e interferências do Programa para os gestores escolares e apontando possíveis vigores e fragilidades dessa política pública, decorridos 20 anos de sua implementação.

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Biografia do Autor

Andréia da Silva Mafassioli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS – Brasil

Andréia da Silva Mafassioli é doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2015-12-30

Como Citar

Mafassioli, A. da S. (2015). 20 anos do Programa Dinheiro Direto na Escola: um olhar crítico sobre as interferências na gestão escolar e financeira pública. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 5. https://doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v5-67555

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Artigos