A remuneração dos professores da educação básica: um estado da arte no período de 2010 a 2015
DOI:
https://doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v6-67768Palavras-chave:
Remuneração. Professores. Educação Básica. Produções.Resumo
O presente artigo tem por objetivo investigar as produções sobre a remuneração dos professores da Educação básica, no período de2010 a2015. Foram utilizadas como base de dados: o banco de dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA), o banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e os anais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). O trabalho se caracteriza como um estado da arte. Concluímos que os estudos sobre a remuneração dos Professores têm crescido nos últimos anos, pois constatamos a preocupação dos estudiosos em mostrar que há um grande debate sobre a efetividade das recentes políticas públicas implantadas.
Downloads
Referências
ALVES, Thiago; PINTO, José Marcelino de Rezende. Análise das características do trabalho e da remuneração docente no Brasil a partir das bases de dados demográficas e educacionais. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 34., 2011, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPED, 2011. Disponível em: <http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT05/GT05-735%20int.pdf>. Acesso em: 13 dez. 2015.
ARAÚJO, Fádyla de. Fundef (1996-2006): a remuneração dos professores do ensino fundamental da rede pública municipal de Natal/RN. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) ‒ Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
ASSOCIAÇÃO Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED. Site. 2015. Disponível em: <http://www.anped.org.br>. Acesso em: 20 out. 2015.
BANDEIRA, Dina Carla da Costa. Os Impactos do Fundeb na Valorização do Magistério no Município de Magalhães Barata-Pa. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) ‒ Instituto de Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013.
BARBOSA, Andreza. As Implicações dos Baixos Salários para o Trabalho Docente no Brasil. In: REUNIÃO CIENTÍFICA NACIONAL DA ANPED (Educação, Cultura, Pesquisa e Projetos de Desenvolvimento: o Brasil do Século XXI), 35, 2012, Porto de Galinhas. Anais... Porto de Galinhas: ANPED, 2012.
BELFIELD, Clive R. Economic Principles of Education: theory and evidence. Cheltenham, Reino Unido; Northampton, EUA: Edward Elgar, 2000. p. 72-143.
BRITTO, Ariana M. Salários de professores e qualidade da educação no Brasil. Dissertação (Mestrado em Economia) ‒ Departamento de Economia, Universidade Federal Fluminense, 2012.
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Banco de Dissertações e Teses da Capes. Brasília, 2015. Disponível em: . Acesso em: 06 set. 2015.
FERNANDES, Maria Dilnéia Espíndola; RODRIGUEZ, Margarita Victória. O Processo de elaboração da Lei N. 11.708/2008 (Lei do Piso Salarial Profissional Nacional para Carreira e Remuneração Docente): trajetória, disputas e tensões. In: REUNIÃO CIENTÍFICA NACIONAL DA ANPED (Educação no Brasil: o balanço de uma década), 33, 2010, Caxambu. Anais... Caxambu, 2010. p. 1-13.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas estado da arte. Educação & Sociedade, Campinas, ano XXIII, n. 79, p. 257-272, ago. 2002.
GUIMARÃES, Marielson Rodrigues. Carreira e Remuneração dos Profissionais do Magistério Público do Município de Breves-Pa. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) ‒ Instituto de Educação, Universidade Federal do Pará, 2015.
GURGEL, Rogério F. Trabalho Docente: políticas de Financiamento da Carreira e da Remuneração dos professores da educação básica de sistemas públicos de ensino. 2012. Tese (Doutorado em Educação) ‒ Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, 2012.
JACOMINI, Márcia Aparecida; ALVES, Thiago; CAMARGO, Rubens Barbosa. Plano Nacional de Educação e remuneração docente: desafios para monitoramento da valorização profissional no contexto da meta 17. In: REUNIÃO CIENTÍFICA NACIONAL DA ANPED (PNE: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira), 37, 2015, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ANPED, 2015.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
LUNA, Sérgio Vasconcelos. Planejamento de Pesquisa: uma introdução. São Paulo: EDUC, 2002.
MARTINS, Lígia M. As Aparências Enganam: divergências entre o materialismo histórico e dialético e as abordagens qualitativas de pesquisa. 2006. Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/29ra/trabalhos/trabalho/GT17-2042--Int.pdf>. Acesso em: 17 ago. 2015.
SANTOS, Antônio Raimundo dos. Metodologia Científica: a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A, 2007.
SILVA, Eldra Carvalho. A Política Salarial para os Professores da Educação Básica da Rede Municipal no Contexto do Fundeb nos Municípios de Óbidos e Oriximiná-Pará. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) ‒ Instituto de Educação, Universidade Federal do Pará, 2010.
SUBIRÁ, Juliana A. A. Um Panorama da Remuneração Inicial dos Professores nos Municípios do Primeiro Anel Metropolitano de Curitiba: configurações, impasses e perspectivas. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) ‒ Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, 2012a.
SUBIRÁ, Juliana A. A. Um Panorama da Remuneração Inicial dos Professores nos Municípios do Primeiro Anel Metropolitano de Curitiba: configurações, impasses e perspectivas. In: REUNIÃO CIENTÍFICA NACIONAL DA ANPED (Educação, Cultura, Pesquisa e Projetos de Desenvolvimento: o Brasil do Século XXI), 35, 2012, Porto de Galinhas. Anais... Porto de Galinhas: ANPED, 2012b.
UFPA. Universidade Federal do Pará. Banco de teses e dissertação do Programa de Pós-Graduação da UFPA. Belém, 2015. Disponível em: <http://www.ppged.com.br/>. Acesso em: 20 out. 2015.
VARGAS, Gisele. Valorização Salarial Docente: implicações das políticas públicas educacionais relativas à remuneração do magistério no setor privado de ensino. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) ‒ Universidade do Sul de Santa Catarina, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).