Remuneração dos docentes da rede estadual de educação do Piauí
Palabras clave:
Política Educacional, Financiamento da Educação, Remuneração do magistério públicoResumen
Esse artigo analisa a remuneração dos profissionais do magistério público estadual da educação básica do Piauí, de 1996 a 2010, com base em tabelas de vencimento e remuneração de docentes da Secretaria de Educação do Estado do Piauí e uma amostra de 245 contracheques de professores. O vencimento inicial do professor 40h de nível médio, no referido período, foi confrontado com os indicadores Salário-Mínimo, Valor aluno-ano do Fundef/Fundeb e Receitas Tributárias do Estado. Concluiu-se que vários fatores contribuíram para os governos concederem reajustes aos vencimentos dos professores, no entanto, tais reajustes não resultaram na efetiva valorização dos profissionais da educação, embora existam períodos de recomposição salarial com um tímido aumento do poder aquisitivo do professor da rede estadual do Piauí de 1996 a 2010.
Descargas
Citas
ALVES, T.; PINTO, J. M. R. Remuneração e características do trabalho docente no Brasil: um aporte. Cadernos de Pesquisa, v.41 n. 143 maio/ago 2011.
FARENZENA, N. Custos e condições de qualidade da educação em escolas públicas: aportes de estudos regionais. Brasília INEP/MEC, 2005.
FONTINELES, I. C. Políticas de financiamento do ensino fundamental (1996-2006): o Fundef e a valorização do magistério. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. Teresina, 2008.
SILVA, M. J. G. S. Custo Direto de Financiamento das Escolas Públicas Municipais de Teresina – Piauí. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. Teresina, 2008.
SILVA, S. O. O impacto do Fundef/Fundeb na Remuneração dos Profissionais do Magistério da Rede Estadual do Piauí. 2011. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2011.
XIMENES, S. B. (coord.). Lei do piso: debates sobre a valorização do magistério e o direito à educação no STF. São Paulo: Ação Educativa: Campanha Nacional pelo Direito à Educação, 2011. (Em questão).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
- Los autores mantienen los derechos autorales y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no-exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo online (ej.: en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que eso puede generar alteraciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (Vea El Efecto del Acceso Libre).