Remuneração de Professores em redes públicas do Estado do Paraná
Palabras clave:
Financiamento da Educação, Salário Docente, RemuneraçãoResumen
O artigo estuda a remuneração docente, aspecto este que é considerado um elemento determinante na valorização do profissional docente no Brasil. Para tanto, o texto analisa o caso de duas redes de ensino do Paraná, a rede estadual e a rede municipal da capital, Curitiba, procurando caracterizar as regras que fixam a relação entre o servidor professor e o empregador (governos estadual e municipal), mostrando como tais regras fixadas a partir das condições locais propiciam ou não um cenário de valorização dos professores.
Descargas
Citas
ABREU, D. C. Carreira e perfil do profissional do magistério na Rede Municipal de Ensino de Curitiba: História e impacto da política brasileira de valorização do magistério. Curitiba, 2008. 169f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008.
GODOY, M. As Condições De Remuneração dos Professores Quadro Próprio do Magistério (QPM) da Rede Estadual de Ensino no Estado do Paraná. Especialização em Políticas Educacionais (monografia). Curitiba: UFPR, 2011.
HECK, B M. A carreira das educadoras da Educação Infantil no município de Curitiba: Integração com a educação ou consolidação na marginalização?. Dissertação (Mestrado em Educação): Universidade Federal do Paraná. 2014.
RAFAHIM, L R. Decisões Judiciais e Valorização dos Profissionais do Magistério de Curitiba. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná, 2012.
SANTOS, J M T P. A municipalização do ensino no estado do Paraná: história, herança e desafios. IN: GOUVEIA, A B; SOUZA, A R. O financiamento da Educação e o FUNDEF no Paraná. Curitiba: UFPR, 2001.
SANTOS, M. R. A Resistência dos trabalhadores aos princípios da Sociedade de Mercado na educação pública do Paraná. Florianópolis. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina. 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
- Los autores mantienen los derechos autorales y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no-exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo online (ej.: en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que eso puede generar alteraciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (Vea El Efecto del Acceso Libre).