Educação Infantil no Município de Teresina: perfil formativo dos docentes
DOI:
https://doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v8-87394Palavras-chave:
Política Educacional. Educação Infantil. Valorização Docente. Perfil Formativo.Resumo
Este artigo apresenta um estudo sobre o perfil da formação inicial do professor de Educação Infantil do Município de Teresina, considerando a exigência da LDB nº 9.394/96 que trata da formação mínima exigida para atuar nessa etapa de Educação Básica. O estudo compreendeu o universo de 2.342 docentes que atuavam na rede municipal e privada desse município. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa, tendo como fonte os Microdados do Censo Escolar da Educação Básica do ano de 2017, disponibilizados no portal INEP. A extração desses Microdados e a posterior análise estatística foram realizadas com o auxílio do SPSS. A pesquisa revelou que, apesar dos avanços, o perfil de formação dos professores é diversificado. No entanto, considerando o percentual de docentes que já possuíam e estavam cursando licenciatura em Pedagogia, pode-se projetar uma melhoria desse perfil formativo a curto ou médio prazo.
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