Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério Público Estadual de São Paulo em 2010: descrição e análises preliminares

Authors

  • Ana Paula Santiago do Nascimento Universidade de São Paulo
  • Renata Rodrigues de Amorim Medina Universidade de São Paulo
  • Rubens Barbosa de Camargo Universidade de São Paulo

Keywords:

Plano de Carreira docente, Carreira do Magistério, Remuneração do Professor

Abstract

O presente artigo descreve e analisa o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) do magistério público estadual de São Paulo como parte de uma pesquisa nacional sobre remuneração de professores da educação básica. Essa rede era, em 2010, uma das maiores redes públicas de ensino do país, responsável por 9% das matrículas totais da educação básica, além de possuir mais de 220 mil docentes. Destes, quase metade era contratada em caráter precário/temporário. Por seu tamanho e representatividade, suas políticas influenciam diretamente redes municipais e estaduais de todo o país. Nesse artigo são abordadas as jornadas de trabalho previstas, as licenças existentes, as vantagens, as gratificações e os adicionais recebidos pelos docentes, segundo o PCCR vigente, além da movimentação na carreira, dos valores e da dispersão dos vencimentos recebidos em 2010. Busca-se com este artigo contribuir para a discussão nacional sobre planos de cargos, carreira e remuneração dos docentes das escolas públicas.

Downloads

Download data is not yet available.

References

LEME, L. F. Atratividade do magistério para o ensino básico: estudo com ingressantes de cursos superiores da Universidade de São Paulo. São Paulo. 2012. Dissertação (mestrado em educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em Acesso em: 30/11/2013.

MONLEVADE, J. A. C. Valorização salarial dos professores: o papel do piso salarial profissional nacional como instrumento de valorização dos professores da educação básica pública. 317 f. Tese(Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

MORICONI, G. M. Os professores públicos são mal remunerados nas escolas brasileiras? Uma análise da atratividade da carreira do magistério sob o aspecto da remuneração. 86 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública e Governo) –Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2008.

OLIVEIRA, D. A. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educação e sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1127-1144, dezembro 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v25n89/22614.pdf>. Acesso em: 02/05/2011.

Published

2014-12-27

How to Cite

do Nascimento, A. P. S., Medina, R. R. de A., & de Camargo, R. B. (2014). Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério Público Estadual de São Paulo em 2010: descrição e análises preliminares. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 4. Retrieved from https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/66398

Issue

Section

Articles

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.