Combates pela Educação: as propostas de financiamento da educação no ‘Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova’

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v8-82422

Palavras-chave:

Manifesto dos Pioneiros. Financiamento da Educação. História da Educação.

Resumo

O artigo objetiva identificar as propostas de organização do financiamento da educação no Brasil no documento denominado Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932 e analisar tais propostas em relação ao contexto político e social do período em foi redigido. O texto histórico, pensado como um documento/monumento, revela que os rumos da educação e da sociedade brasileira estavam em disputa, e que a intenção dos autores era exatamente apresentar um projeto societário. Concluiu-se que, ainda que o manifesto não tenha suscitado as transformações pretendidas no momento da redação, inspirou os modelos de organização do financiamento público da educação brasileira contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Santos Braga, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

Daniel Santos Braga é doutorando em Educação: Conhecimento e Inclusão Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, com pesquisa no campo de Políticas Públicas em Educação. Mestre em Educação e Formação Humana pela Universidade do Estado de Minas Gerais, com pesquisa na área do Financiamento Público da Educação e a Valorização do Magistério. Possui experiência docente e como coordenador pedagógico na educação básica na Rede Estadual de Minas Gerais e na Prefeitura de Belo Horizonte. Áreas de interesse: Valorização de Professores; Políticas Públicas em Educação; Financiamento da Educação; Associativismo e Sindicalismo Docente; História. Administração e gestão pública.

Referências

ARELARO, Lisete R. G. Carta de apresentação. In: CUNHA, Célio da et al. (Org.). O Sistema Nacional de Educação: diversos olhares 80 anos após o Manifesto. Brasília: MEC/SASE, 2014. p. 4-6.

BRASIL. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil (de 16 de julho de 1934). Diário Oficial, Rio de Janeiro, 16 jul. 1934. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/

ccivil_03/constituicao/constituicao34.htm>. Acesso em: 01 mar. 2018.

BRASIL. Constituição dos Estados Unidos do Brasil (de 10 de novembro de 1937). Diário Oficial, Rio de Janeiro, 10 nov. 1937. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/

constituicao/constituicao37.htm>. Acesso em: 01 mar. 2018.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 05 de outubro de 1988. Diário Oficial da União, Brasília, 1988.

BRASIL. Lei 9.424, de 24 de dezembro de 1996. Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, na forma prevista no art. 60, § 7º, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 26 dez. 1996.

BRASIL. Lei 11.494, de 20 de junho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB. Diário Oficial da União, Brasília, 20 jun. 2007.

CANO, Wilson. Desequilíbrios Regionais e Concentração Industrial no Brasil 1930-1970. 3. ed. São Paulo: Editora UNESP, 2007.

CASTRO, Jorge Abrahão de. Dilemas para o financiamento da educação. In: CUNHA, Célio da et al. (Org.). O Sistema Nacional de Educação: diversos olhares 80 anos após o Manifesto. Brasília: MEC/SASE, 2014. p. 178-196.

CPDOC. A Era Vargas - 1º tempo - dos anos 20 a 1945 Dossiê A Era Vargas. In: FGV. CPDOC. Navegando na História. Rio de Janeiro; São Paulo, 1997. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/apresentacao>. Acesso em: 01 mar. 2018.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Ideologia e Educação Brasileira: católicos e liberais. 2. ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1984. (Coleção Educação Contemporânea).

IGLÉSIAS, Francisco. Trajetória política do Brasil: 1500-1964. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

LE GOFF, Jacques. Documento/Monumento. In: LE GOFF, Jacques. História e Memória. Tradução Bernardo Leitão et al. Campinas: Editora da Unicamp, 1990.

FAUSTO, Boris. A Revolução de 1930. Historiografia e História. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

MANIFESTO dos Pioneiros da Educação Nova (1932). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p. 188-204, ago. 2006. Disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/22e/doc1_22e.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2018.

MARTINS, Paulo de S.; PINTO, José Marcelino de R. Como seria o financiamento de um sistema nacional de educação na perspectiva do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. In: CUNHA, Célio da et al. (Org.). O Sistema Nacional de Educação: diversos olhares 80 anos após o Manifesto. Brasília: MEC/SASE, 2014. p. 152-179.

PINHEIRO, Paulo Sérgio. Estratégias da Ilusão. A revolução mundial e o Brasil 1922-1935. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.

SILVA, Hélio. A ameaça vermelha: o plano Cohen. Porto Alegre: L&PM, 1980.

Downloads

Publicado

2018-07-09

Como Citar

Braga, D. S. (2018). Combates pela Educação: as propostas de financiamento da educação no ‘Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova’. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 8. https://doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v8-82422

Edição

Seção

Artigos