Las Condicionalidades Meritocráticas Impuestas por el Nuevo Fundeb y los Programas De Bonos Seduc/PA Centrados en Resultados

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22491/2236-5907136904

Palabras clave:

Nuevo Fundeb, Financiamiento de la Educación Básica, Bonos Basados en Resultados

Resumen

Esta investigación tiene como objetivo analizar las condicionalidades impuestas por el nuevo Fundeb a las redes educativas para acceder a los recursos complementarios de la Unión, así como los programas derivados de esta imposición, desarrollados por la Secretaría de Educación del Estado de Pará (SEDUC-PA) con el fin de alcanzar resultados educativos específicos. Se trata de un estudio cualitativo de tipo bibliográfico y documental sobre esta política y los programas Bora Estudar y Escola que Transforma. El análisis revela que esta política no es nueva, sino que ha sido implementada en países capitalistas centrales y por diversas entidades subnacionales en Brasil, sustentada en una matriz neoliberal que promueve la conformación del Estado evaluador. Los programas derivados de esta política refuerzan criterios meritocráticos, vinculando la distribución de recursos financieros – en forma de bonificaciones – a los resultados educativos, lo que implica una fuerte relación entre evaluación, rendición de cuentas y desempeño, a menudo bajo altos riesgos.

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Biografía del autor/a

Fabrício Aarão Freire Carvalho, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém/PA – Brasil

Fabrício Aarão Freire Carvalho é Doutor em Educação pela USP e Pós-Doutor em Educação pela UFPR. Atualmente é Professor Associado III do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da Universidade Federal do Pará (NEB/UFPA). Vem desenvolvendo atividades de ensino em cursos de Graduação (Licenciaturas) e Pós-Graduação. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas para a Educação Básica (GEPPEB). Professor Associado da ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração Educacional e Vice-Diretor da sessão Pará no biênio 2019 a 2021. Professor Associado da FINEDUCA - Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação Professor Associado da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.

Claudia Gatinho de Miranda, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém/PA – Brasil

Claudia Gatinho de Miranda tem Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Língua Portuguesa: Uma Abordagem Textual - UFPA e Especialista em Docência no Ensino de Libras - ESAMAZ. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica - PPEB/NEB/UFPA. Professora e especialista em Educação da Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC/PA). Tem experiência em Docência, Gestão Educacional e Conselho Escolar.

Suzane Andrade Veloso, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém/PA – Brasil

Suzane Andrade Veloso possui graduação em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil. Especialização em Políticas Educacionais e Saberes Docentes pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Especialização em Gestão Escolar pela Faculdade Iguaçu. É mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas para a Educação Básica - GEPPEB. É servidora Pública Municipal de Altamira, lotada na Secretaria Municipal de Educação atuando Coordenadora da Divisão de Educação Infantil.

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Publicado

2024-11-08

Cómo citar

Carvalho, F. A. F., Miranda, C. G. de, & Veloso, S. A. (2024). Las Condicionalidades Meritocráticas Impuestas por el Nuevo Fundeb y los Programas De Bonos Seduc/PA Centrados en Resultados. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 14. https://doi.org/10.22491/2236-5907136904

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