A Capacidade de Financiamento das Redes Públicas Municipais de Educação Básica do Tocantins

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22491/2236-5907135779

Palavras-chave:

Capacidade de Financiamento, Financiamento da Educação Básica, Políticas Educacionais

Resumo

Este artigo analisa a capacidade de financiamento da educação básica dos municípios do Tocantins, medida a partir do indicador da Receita Potencial para a Educação Básica por aluno-mês (RPEB por aluno-mês). A pesquisa é de natureza descritiva, com abordagem quantitativa, utilizando dados secundários relativos aos 139 municípios tocantinenses, com recorte temporal do ano de 2019. Os resultados da análise descritiva sugerem haver níveis diferentes de capacidade de investimento em educação nas redes municipais tocantinenses. Já a análise bivariada mostrou não haver correlações significativas entre as variáveis de contexto e condições de oferta de ensino e a RPEB por aluno-mês. Os resultados não apontam onde estão concentrados os dados que produzem os diferentes níveis de capacidade entre as redes municipais analisadas, sendo necessários estudos mais aprofundados para compreender como e por que ocorrem as desigualdades de capacidade de financiamento.

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Biografia do Autor

Fabiana Pereira Salgado Carvalho, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia/GO – Brasil

Fabiana Pereira Salgado Carvalho é Mestre em Administração das Organizações pelo PPGADM FACE - UFG; Especialista em Administração Pública com ênfase em Gestão Universitário; Administradora de Empresas, Servidora da UFT - campus Miracema.

Thiago Alves, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia/GO – Brasil

Thiago Alves     é Doutor e Mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Membro da diretoria da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca). Atualmente é professor na Universidade Federal de Goiás (UFG) lotado na Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE/UFG). É docente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGADM) da UFG e coordenador do programa nos biênios 2022-2023 e 2024-2025. É co-fundador e membro da coordenação do “Laboratório de Dados Educacionais” [www.dadoseducacionais.c3sl.ufpr.br]. É membro da coordenação do projeto Simulador de Custo-Aluno Qualidade (SimCAQ) [www.simcaq.ufg.br].

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Publicado

2025-05-07

Como Citar

Carvalho, F. P. S., & Alves, T. (2025). A Capacidade de Financiamento das Redes Públicas Municipais de Educação Básica do Tocantins. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 15. https://doi.org/10.22491/2236-5907135779

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