Valorização docente no plano de carreira do magistério de Suzano/SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22491/2236-5907128831

Palavras-chave:

Carreira Docente, Sindicalismo Docente, Democratização da Gestão Pública, Plano de Carreira

Resumo

Neste artigo analisa-se o processo de elaboração do estatuto e plano de carreira do magistério de Suzano/SP. O objetivo é verificar em que medida as políticas públicas de valorização do magistério em âmbito nacional se fazem presentes nas políticas locais. A metodologia adotada foi o estudo de caso com ênfase na pesquisa documental, tendo como fonte a legislação municipal, a legislação nacional sobre carreira docente, além de documentos internacionais. Como conclusão, destaca-se que, embora a formação de um grupo de trabalho, com a função de elaborar uma proposta de estatuto e plano de carreira para o magistério, integrando governo, sindicato e professores, fosse considerado um avanço democrático, a minuta produzida pelo grupo ficou distante das orientações nacionais para a elaboração de planos de carreira, especialmente no que se refere à jornada de trabalho e à composição da remuneração, e não se constituiu numa real valorização do magistério.

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Biografia do Autor

Márcia Aparecida Jacomini, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos/SP – Brasil

Márcia Aparecida Jacomini é professora da Graduação e da Pós-Graduação da Universidade Federal de São Paulo. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Realiza pesquisa em Política Educacional e Gestão Escolar.

Ingrid Costa Ribeiro Souza, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos/SP – Brasil

Ingrid Costa Ribeiro Souzaé doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Paulo, com pesquisa na área de gestão e política educacional, Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Paulo, com pesquisa na área de política educacional, carreira docente e sindicalismo docente.

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Publicado

2024-07-02

Como Citar

Jacomini, M. A., & Souza, I. C. R. (2024). Valorização docente no plano de carreira do magistério de Suzano/SP. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 14. https://doi.org/10.22491/2236-5907128831

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