Apresentação Especial: uma femenagem à grande Lisete Arelaro

Autores

  • Ana Lúcia Goulart de Faria Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas/SP – Brasil
  • Fabiana Oliveira Canavieira Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís/MA – Brasil
  • Lisete Arelaro Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil

Palavras-chave:

Lisete Arelaro, Novo Fundeb

Resumo

Apresentação Especial: uma femenagem à grande Lisete Arelaro

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Goulart de Faria, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas/SP – Brasil

Ana Lúcia Goulart de Faria é doutora em Educação (USP), com pós-doutorado pela Università degli Studi di Milano-Bicocca. Professora plena colaboradora aposentada da Faculdade de Educação da Unicamp. Coordenadora da linha Culturas Infantis do Gepedisc.

Fabiana Oliveira Canavieira, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís/MA – Brasil

Fabiana Oliveira Canavieira é professora titular do Departamento de Educação I da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na linha de Estudos da Infância. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), na linha de Ciências Sociais na Educação. Pesquisa as Políticas Nacionais e Municipais de Educação Infantil e as crianças como cidadãs participativas.

Lisete Arelaro, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil

Lisete Arelaro foi pedagoga e doutora em Educação. Foi professora e diretora de escola nos ensinos fundamental e médio. Fez parte da equipe do Prof. Paulo Freire na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (1989/92) e foi Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer em Diadema/SP (1993/96 e 2001/02), Diretora da Faculdade de Educação da USP (2010/2014), Presidente do Fórum Nacional de Faculdades e Centros de Educação Públicos (FORUMDIR - 2012/2014) e Presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (FINEDUCA - 2015/2017). Foi professora titular emérita da Faculdade de Educação da USP. Faleceu em 12 de março de 2022.

Referências

ARELARO, Lisete Regina Gomes. Não só de palavras se escreve a Educação Infantil, mas de lutas populares e do avanço científico. In: FARIA, Ana Lúcia Goulart de; MELLO, Suely Amaral (Org.). O mundo da Escrita no Universo da Pequena Infância. Campinas: Autores Associados, 2005. p. 23-51.

ARELARO, Lisete Regina Gomes. Lisete Regina Gomes Arelaro: Escritos sobre políticas públicas em educação. São Paulo: FEUSP, 2020.

ARELARO, Lisete Regina Gomes. Entrevista com Lisete Arelaro. FINEDUCA – Revista de Financiamento da Educação, v. 11, n. 8, 2021.

Downloads

Publicado

2022-05-17

Edição

Seção

Seção Temática - O Novo FUNDEB e a Qualidade Social da Educação Infantil