Análise da formação de clusters entre os usuários do Programa de Arrendamento Residencial
Palavras-chave:
Habitação de interesse social. Programa de Arrendamento Residencial. Satisfação. Cluster.Resumo
As avaliações relativas à satisfação de usuários em edificações têm sido realizadas em diferentes contextos, com destaque para empreendimentos habitacionais de interesse social (HIS). Isso tem gerado bancos de dados acerca desses empreendimentos, que devem ser analisados na busca de informações sobre os usuários para se utilizar na melhoria da qualidade dos projetos. O presente artigo apresenta a análise do perfil dos usuários de empreendimentos financiados pelo Programa de Arrendamento Residencial (PAR). Seu objetivo consiste em identificar agrupamentos familiares atendidos por esse programa habitacional, baseado na análise de clusters. A partir das informações resultantes desse tipo de análise, pode-se apoiar a tomada de decisão por parte de profissionais envolvidos na concepção e avaliação de futuros empreendimentos habitacionais. Para determinar tais clusters, originados dos resultados de avaliações de satisfação com 727 moradores de conjuntos habitacionais do PAR em cinco cidades brasileiras, aplicou-se o método multivariado de análise de conglomerados. Entre as conclusões da pesquisa, destaca-se que 57,4% dos respondentes podem ser distribuídos em três grupos com características e níveis de satisfação distintos. O público-alvo padrão do PAR forma o primeiro grupo; o segundo compõe-se de casais jovens; e o terceiro é caracterizado por mulheres solteiras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.