Mapeamento do fluxo de valor de processo de construção virtual baseado em BIM

Autores

  • João Bosco Pinheiro Dantas Filho Universidade Federal do Ceará / DEECC
  • José de Paula Barros Neto Professor Titular (Universidade Federal do Ceará) Visiting Scholar (University of Texas at Austin)
  • Bruno Maciel Angelim Diretor na FortBIM Engenharia - Soluções Integradas VDC/BIM

Palavras-chave:

Construção virtual, Mapeamento do fluxo de valor, BIM

Resumo

Este artigo relata um estudo de caso sobre o processo de construção virtual comprometido com a solução de interfaces de projetos e com a produção de um modelo 3D compatibilizado para a extração de quantitativos com confiabilidade. O propósito é estabelecer um quadro descritivo desse processo com a utilização de ferramentas de abordagens lean construction. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura, uma análise documental e entrevistas com participantes-chave sob a perspectiva de uma metodologia qualitativa. O estudo foi realizado a fim de abordar duas questões específicas: como funciona a interação da equipe de construção virtual e como se dá a distribuição do tempo das tarefas. Os resultados demonstram que as tarefas que demandam a maior quantidade de horas de trabalho são a modelagem de arquitetura, de instalações sanitárias e de instalações elétricas. A principal contribuição deste trabalho é fornecer o detalhamento de uma experiência de construção virtual, seus elementos e suas interações. Apresenta ainda dados de produtividade das tarefas desenvolvidas por uma equipe de construção virtual bem estabelecida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Bosco Pinheiro Dantas Filho, Universidade Federal do Ceará / DEECC

Graduado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (2007). Pós-graduado em Construção Sustentável pela Universidade Paulista - UNIP (2011). Mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Estruturas e Construção Civil (PEC/UFC). Arquiteto e urbanista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.  Membro do Grupo de Pesquisa e Assessoria em Gerenciamento da Construção Civil (GERCON)

José de Paula Barros Neto, Professor Titular (Universidade Federal do Ceará) Visiting Scholar (University of Texas at Austin)

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1989), especialização em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Ceará (1992), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1991) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente está realizando Estágio-Pós-Doutoral na University of Texas at Austin, com apoio da CAPES. Professor Titular da Universidade Federal do Ceará; Vice-Presidente da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC); Ex-Diretor do Centro de Tecnologia/UFC. Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC) e do Mestrado em Estruturas e Construção Civil (PEC). Ex-Diretor-Presidente da Associação Técnico-Científica Paulo de Frontin; Coordenador Geral do Grupo de Pesquisa e Assessoria em Gerenciamento da Construção Civil (GERCON); Coordenador técnico do Programa de Inovação da Construção Civil do Ceará (INOVACON). Pesquisador e consultor ad hoc (FINEP, FUNCAP e CNPq); Coordenador de vários eventos nacionais e internacionais (SIBRAGEC, CONENX, ENTAC, IGLC). Avaliador de artigos para vários periódicos (RAE, Ambiente Construído, Alcance, Contextus, Gestão e Produção) e anais de congresso (SIBRAGEC, ENTAC, ENEGEP, ENANPAD, SIMPOI). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: construção civil, construção enxuta, estratégia de produção, estratégia empresarial e pequenas empresas.

Bruno Maciel Angelim, Diretor na FortBIM Engenharia - Soluções Integradas VDC/BIM

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (2005), especialização em Master of Business Administration (MBA), Gestão de Obras de Engenharia (2012) pela Universidade de Fortaleza.

Downloads

Publicado

2017-10-05

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>