Diretrizes éticas
DIRETRIZES ÉTICAS
A revista Ambiente Construído tem o compromisso de seguir comportamentos éticos em todas as etapas do processo de publicação. Dessa forma, autor, editor, comissão editorial e revisores têm o dever de manter as boas práticas éticas.
Preconizamos sempre as boas práticas recomendadas pela DORA (declaração de São Francisco sobre avaliação de pesquisa).
A revista considera uma prática antiética submeter o artigo em mais de uma revista, assim como publicá-lo em mais de um periódico. Dessa forma, o autor deve estar de acordo com as diretrizes da Committee on Publication Ethics (COPE).
Qualquer dúvida deve ser encaminhada para o e-mail ambienteconstruido@ufrgs.br.
Casos de suspeita de infração ética
Publicação em outro periódico, dados inexistentes, autoria sem participação efetiva, plágio ou auto-plágio, questões éticas relacionadas à pesquisa, apropriação por parte de avaliadores de ideias ou dados, entre outros, são considerados casos de suspeita de infração ética. Assim:
- Os casos de suspeita serão tratados de acordo com as diretrizes do COPE;
- Qualquer pessoa pode informar à Comissão editorial sobre suspeita de infração ética;
- Toda denúncia será reportada à Comissão editorial e respondida ao denunciante.
Responsabilidades do autor
São responsabilidades dos autores:
- Não ter submetido o artigo em outra revista;
- O artigo não estar publicado em outra revista;
- Informar, no ato da submissão do artigo, o número do CAAE referente à aprovação da pesquisa no Conselho de Ética em Pesquisa ou o registro na Plataforma Brasil, no caso de artigos derivados de pesquisa cuja coleta de dados esteja regulada pela Resolução 510 de 07/04/2016, do Conselho Nacional de Saúde;
- Todos os autores do artigo devem, efetivamente, ter colaborado com o desenvolvimento do trabalho, contribuíram para concepção, execução ou interpretação do artigo. O reconhecimento por contribuições assessórias pode ser efetuado por meio de agradecimentos, ao final do artigo;
- Omitir, no momento da submissão, todos os dados que identifiquem autoria, origem, agradecimentos, informações sobre financiamento, ou qualquer outra referência que possa identificar autoria do trabalho;
- Comunicar à equipe editorial qualquer erro ou equívoco em seu artigo para que seja providenciada a errata ou retratação;
- Certificar que todas as fontes utilizadas para a produção do artigo foram devidamente citadas, garantindo a originalidade do texto e a inexistência de plágios e autoplágios.
Responsabilidades do comitê editorial
São responsabilidades do comitê editorial:
- O editor é responsável pela avaliação inicial, indicando se o artigo segue para a avaliação por pares ou não, verificando a pertinência do assunto e o atendimento às diretrizes editoriais da revista. Se aceito nesta etapa, faz-se a verificação quanto à existência de informações de autoria do artigo no texto e no arquivo, de forma a garantir a avaliação duplamente cega, e quanto à originalidade do texto, para evitar publicação de artigos que firam a ética na produção acadêmica;
- Excluir artigos que contenham plágio, ofenda posicionamento político ou ideológico, crença religiosa, gênero ou origem étnica;
- Manter os aspectos éticos do processo de submissão à publicação do artigo.
Responsabilidades dos revisores
São responsabilidades dos revisores:
- Não copiar ou utilizar o artigo, ainda que partes;
- Comunicar possibilidade de plágio ou similaridade do artigo com trabalhos já publicados sem a devida referência;
- Comunicar possíveis conflitos de interesse na avaliação designada;
- Não divulgar informações fornecidas pelo editor ou autor;
- Fornecer parecer que não ofenda e que contribua para desenvolvimento do trabalho.
Conflito de interesses
Casos de negligência e má conduta serão averiguados pelo Conselho editorial e havendo conflito de interesse, a atenção será redobrada. Dessa forma, qualquer observação acerca de conflitos deve ser comunicada à Revista a fim de serem resolvidos com brevidade e transparência.
Editores, avaliadores, revisores e qualquer pessoa do processo editorial deve informar casos de conflito de interesses, ainda que não confirmados.
Plágio e má conduta editorial
Plágio é proibido pela revista Ambiente Construído.
Todos os artigos submetidos à Ambiente Construído passam por verificação de plágio na plataforma plagium e CopyspIder antes de iniciarem a revisão pelos pares.
Quando constatado o plágio, ainda que seja um trecho do próprio autor sem a devida referência, o editor comunica ao autor para realizar as correções necessárias e assim possibilitar nova submissão.
Caso qualquer membro da equipe editorial tome conhecimento sobre possível má conduta relacionada a um artigo da Ambiente Construído, o editor responsável seguirá as diretrizes do COPE para lidar com as acusações.
Questões de sexo e gênero
Em todas as etapas do processo editorial, dos autores à publicação, devem ser observadas as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa. Essas diretrizes (SAGER) orientam sobre o relato de informações sobre sexo e gênero, tanto no estudo, quanto na análise dos dados e nos resultados, bem como na interpretação das considerações.
A Ambiente Construído leva em consideração a equidade de gênero em seu corpo editorial.