Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse 5MB).
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br/) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto está formatado em espaço simples; usa uma fonte de 12 pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar; com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da Revista, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.
  • Após conclusão do processo de avaliação por pares, os artigos aceitos passarão por revisão normativa, ortográfica e gramatical, executada por profissionais credenciados pela Revista. Estou ciente de que os custos dos serviços de revisão ortográfica e gramatical serão cobrados diretamente dos autores, pelos profissionais credenciados.
  • Para ressubmissão de artigos negados: consta em anexo Carta ao Editor descrevendo as principais alterações efetuadas.
  • O artigo tem as linhas numeradas de forma continua (para fazer isso, clique em "layout", "números de linha" e em seguida "contínuo"). 

Diretrizes para Autores

Taxas para publicação (APCs charges)

Não são cobradas taxas para submissão e avaliação de artigos.

No entanto, após a conclusão do processo de avaliação por pares, os artigos aceitos passarão por revisão normativa, ortográfica e gramatical, executada por profissionais credenciados pela revista. Os custos dos serviços de revisão ortográfica e gramatical serão cobrados diretamente dos autores, pelos profissionais credenciados.

Ética (Ethics and malpractice)

São aceitos para publicação apenas artigos originais e inéditos, necessariamente fruto de um trabalho de pesquisa. Os artigos são primeiramente avaliados pelo editor-chefe, para verificar a pertinência do assunto e o atendimento às diretrizes editoriais da revista. Se aceito nesta etapa, faz-se a verificação quanto à existência de informações de autoria do artigo no texto e no arquivo, de forma a garantir a avaliação duplamente cega, e quanto à originalidade do texto, para evitar publicação de artigos que firam a ética na produção acadêmica.

Os autores de artigos derivados de pesquisa cuja coleta de dados esteja regulada pela Resolução 510 de 07/04/2016, devem informar o número do CAAE referente à aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa no ato da submissão do artigo.

Ainda com relação à ética, é essencial que os autores observem os seguintes requisitos:

  • devem constar como autores apenas pessoas que contribuíram significativamente para o conteúdo e produção do artigo.  O reconhecimento por contribuições assessórias pode ser efetuado por meio de agradecimentos, ao final do artigo;
  • os autores devem se certificar que todas fontes utilizadas para a produção do artigo foram devidamente citadas, garantindo a originalidade do texto e a inexistência de plágios e auto-plágios.

Política de plágio

De acordo com a Política Editorial da revista Ambiente Construído, “são aceitos para publicação artigos originais e inéditos, necessariamente fruto de um trabalho de pesquisa”. Os textos submetidos são rastreados com uso das ferramentas Plagiarisma.net e Plagium.

Estrutura do artigo (Preparing your manuscript)

Formato:a minuta do artigo deve ter o máximo de 7.000 palavras e 5MB, contando-se a partir da introdução do artigo, até as conclusões. O original deverá ser formatado em folha A4, com espaço simples, fonte Times New Roman, tamanho 12. As margens superior e esquerda devem apresentar 3 cm e as margens inferior e direita, 2 cm. Na primeira página deve estar o título em português e em inglês, o resumo, o abstract e palavras-chave em cada um dos idiomas. Os títulos e subtítulos devem ser numerados.

Título: o título do trabalho deve ser breve e suficientemente específico e descritivo, contendo as palavras-chave que representem o conteúdo do texto (limite máximo de 15 palavras)

Indicação de responsabilidade: nenhum dado que identifique(m) o(s) autor(es) deve ser inserido no corpo do artigo. Todos os dados de identificação do(s) autor(es) deverá ser preenchido nos campos disponíveis no momento da submissão do artigo no Seer (www.seer.ufrgs.br/ambienteconstruido). O nome de cada autor deve ser inserido completo e sem abreviações, assim como a instituição a qual tem vínculo, e-mail e ORCID.

Resumo: deve ser incluído um resumo de 100 a 200 palavras, na língua da apresentação do artigo, acompanhado de sua tradução para o inglês quando não for a língua do artigo e em português quando o artigo for escrito em inglês. O resumo deve apresentar claramente o objetivo, uma descrição sucinta do trabalho, assim como os principais resultados alcançados.

Palavras-chave: após o resumo deve ser incluído de três a seis palavras-chave que auxiliem na identificação dos principais assuntos tratados no artigo.

Artigo: o texto deve conter um item de introdução com o objetivo de informar o leitor sobre o tema que será abordado e colocá-lo a par do conhecimento já existente. Deverá ser apresentada uma breve revisão bibliográfica, citando as principais referências nas quais o trabalho foi fundamentado, incluindo, necessariamente, literatura internacional. Uma parte substancial do artigo deverá ser dedicada à descrição do desenvolvimento da pesquisa e discussão dos resultados obtidos. A descrição, apesar de sucinta, deverá ser clara, permitindo ao leitor compreender perfeitamente o procedimento adotado, ou ter acesso a ele por referências citadas. O método de pesquisa deve ser detalhadamente apresentado, incluindo delineamento ou estratégias utilizadas, e instrumentos de coleta e análise de dados claramente especificados. Considera-se imprescindível um item contendo comentários conclusivos, destacando-se os principais resultados da pesquisa em termos de produção de conhecimento.

Figuras, tabelas e quadros: devem ser apresentados assim que citados no texto. A tabela e o quadro devem ser inserido no Word e a figura agrupa em imagem única quando houver mais de um elemento.

Equações: todas as equações devem ser citadas no texto e inseridas no Word em Fórmulas.

Referências: devem ser apresentadas as referências de todos os autores citados direta ou indiretamente no corpo do artigo. Essas referências devem estar de acordo com as normas da NBR 6023:2002, listadas em ordem alfabética.

Apud: artigos referenciados apud devem ter sua referencia completa apresentada em nota de rodapé na própria página de citação.

Dúvidas, escreva para ambienteconstruido@ufrgs.br

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