Planejamento de médio prazo: panorama de sua aplicação na construção civil
Palavras-chave:
Planejamento de médio prazo, Last Planner System (LPS), Planejamento de ObrasResumo
O planejamento de médio prazo (PMP) consiste em uma etapa de planejamento do Last Planner System (LPS), destacando-se como estratégia primordial para garantir a concretização dos planos estabelecidos no planejamento de longo prazo no nível operacional de projetos de construção. Este artigo adota uma abordagem metodológica teórico-conceitual fundamentada em uma revisão sistemática da literatura (RSL), com o objetivo de analisar o atual cenário de uso do PMP. Os resultados obtidos apontam existência de amplo conjunto de práticas no PMP, que podem ser usadas em futuras pesquisas, bem como incorporadas no processo de planejamento e controle da produção por empresas construtoras. Entretanto, constatou-se generalizada ineficiência em sua utilização. Conclui-se que são necessárias mais pesquisas que promovam o estabelecimento eficiente do PMP nos projetos de construção dado o seu reconhecido impacto na remoção de restrições relativas às atividades a serem executadas e consequente relação com a geração de fluxo contínuo nos projetos. Também foram identificadas lacunas na literatura referentes ao impacto do PMP no desempenho dos projetos e quanto à aplicação o Building Information Modeling (BIM) no auxilio das funções do PMP.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.