O conteúdo da estratégia de produção: uma adaptação para a construção de edificações

Autores/as

  • José de Paula Barros Neto Universidade Federal do Ceará
  • Carlos Torres Formoso Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jaime Evaldo Fensterseifer

Palabras clave:

Pequenas empresas, Estratégia de produção, Construção habitacional

Resumen

As empresas de construção habitacional tradicionalmente são dirigidas com base em decisões estratégicas tomadas a partir da experiência e intuição de seus dirigentes. Isto faz com que as empresas invistam pouco em processos formais de planejamento estratégico e tenham uma posição competitiva reativa em relação ao mercado. Quando se trata da função produção, a visão operacional e de curto prazo é ainda mais enfatizada, resultando, algumas vezes, em erros de investimentos que podem comprometer a sobrevivência financeira da empresa. Diante disso, este artigo pretende discutir a formulação de estratégias de produção na construção de edificações, dando ênfase à adaptação dos conceitos relacionados ao conteúdo estratégico como forma de despertar o setor para a importância estratégica da produção. Este trabalho está baseado em estudos de caso realizados em pequenas empresas de construção do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

14.04.2008

Cómo citar

BARROS NETO, J. de P.; FORMOSO, C. T.; FENSTERSEIFER, J. E. O conteúdo da estratégia de produção: uma adaptação para a construção de edificações. Ambiente Construído, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 39–52, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/3410. Acesso em: 24 jun. 2025.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

> >>