O potencial da verificação automatizada baseada em regras para as medidas de segurança contra incêndio em BIM

Autores

Palavras-chave:

Segurança contra incêndio, Verificação de códigos, Automação de regras, Códigos, BIM, Solibri.

Resumo

Este estudo objetiva a operacionalização do método de Eastman et al. (2009) aplicado à modelagem e à verificação automatizada das regulamentações de incêndio do estado de São Paulo com a Modelagem da Informação da Construção (BIM). O método adotado foi o da pesquisa construtiva. O processo de avaliação da solução aplicou a proposta na verificação de projeto de prédio residencial em formato “H” de cinco andares para habitação de interesse social amplamente construído pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano no estado de São Paulo. Os artefatos resultantes são: (i) o conjunto de regras de verificação automatizada das medidas de segurança contra incêndio para edificação com área superior a 750 m2 e altura entre 6 m e 12 m, que pode ser replicado para 90,8% das alturas restantes; (ii) a hierarquia entre regras que disciplinam a coordenação da aplicação dos vários módulos e regras sobre o objeto de estudo; (iii) a descrição da preparação necessária do modelo BIM; e (vi) o esclarecimento do subconjunto de objetos do modelo e propriedades necessárias para o processo de verificação automatizada, que fornece indicativos de um Model View Definition (MVD) específico para essa verificação de código. A solução desenvolvida possibilitará maximizar a aplicação de legislações e regulamentações relacionadas às medidas de segurança contra incêndio em edificações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcel Kater, Universidade Estadual de Campinas

Engenheiro Civil. Especialista em cálculo estrutural e BIM.

Regina Coeli Ruschel, Universidade Estadual de Campinas

Livre docente em Projeto Auxiliado por Computador pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da UNICAMP (2009), Doutor em Engenharia Elétrica na área de Automação pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP (1996), Mestre em Ciência em Engenharia Civil pela University of Arkansa (1984) e Engenheira Civil pela Escola de Engenharia de Piracicaba (1981). Foi professor em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa na FEC-UNICAMP de 1986 a 2016. Atualmente é Pesquisadora e Professora Colaboradora na FEC-UNICAMP junto aos Programas de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade & Engenharia Civil. Investiga o uso da Realidade Aumentada aplicada ao projeto, obra e gestão de facilidades. Desenvolve pesquisa no tema de Building Information Modeling (BIM) abordando: o desenvolvimento de componentes e métricas BIM para construção civil, o impacto do BIM nos processos do ciclo de vida da edificação e no ensino.

Downloads

Publicado

07.10.2020

Como Citar

KATER, M.; RUSCHEL, R. C. O potencial da verificação automatizada baseada em regras para as medidas de segurança contra incêndio em BIM. Ambiente Construído, [S. l.], v. 20, n. 4, p. 423–444, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/91535. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)