Caracterização da produção científica de áreas de conhecimento específicas: aplicação à gestão e economia da construção
Palavras-chave:
bibliometria, produção científica, gestão e economia da construção, diagnósticoResumo
Nos últimos anos se tem observado o crescimento do número de artigos publicados e de pesquisadores na área de Tecnologia do Ambiente Construído. No entanto, pouco se conhece sobre a natureza da produção científica que é utilizada para fundamentar novos estudos. Este artigo caracteriza a produção científica sobre Gestão e Economia da Construção, uma das principais sub-áreas de conhecimento que compõem a Tecnologia do Ambiente Construído. Foi realizada uma analise de artigos publicados em cinco edições do ENTAC (Encontro Nacional em Tecnologia do Ambiente Construído) realizadas entre 1993 e 2002. São apresentados os principais temas de pesquisa, a titulação acadêmica dos autores e o número de artigos produzidos de acordo com a natureza do estudo e métodos de pesquisa empregados. Além disso, a partir da análise das citações presentes nos artigos, mostra-se a tipologia, os idiomas e as referências mais utilizadas pelos autores. O levantamento destas informações sobre os artigos produzidos tem como principal objetivo apoiar discussões sobre a evolução e a qualidade da pesquisa na respectiva área do conhecimento.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621