Diretrizes para autores

Forma e preparação do artigo

Os artigos podem ser apresentados em português, espanhol ou inglês.

A minuta do artigo deve ter o máximo de 7.000 palavras e 5MB, contando-se a partir da introdução do artigo, até as conclusões. O trabalho deve ter as linhas numeradas de forma contínua: clique em "layout", "números de linha" e em seguida "contínuo". O original deverá ser formatado em folha A4, com espaço simples, fonte Times New Roman, tamanho 12. As margens superior e esquerda devem apresentar 3 cm e as margens inferior e direita, 2 cm.

Após a avaliação pelos pares e aceitação do artigo, inicia-se o processo de edição de texto:

  • formatação e normalização (realizado por uma bibliotecária);
  • revisão pelo(s) editor(es)-chefe;
  • revisão pelo(s) autores;
  • composição final em pdf e xml para disponibilização no sistema com atribuição de DOI.

Template

O artigo deve conter:

Título do trabalho: deve ser breve (limite máximo de 15 palavras) e suficientemente específico e descritivo, contendo as palavras-chave que representem o conteúdo do texto e, principalmente, a contribuição científica do artigo.

Os títulos e subtítulos devem ser numerados e os formatos das fontes dos títulos do artigo poderão ser:

Título 1: Times New Roman, tamanho 14, em negrito e maiúsculas.

Ex.: 1 RESULTADOS

Título 2: Times New Roman, tamanho 12, negrito.

Ex.: 2.2 Características e apropriação dos espaços abertos

Título 3: Times New Roman, tamanho 12, sem negrito.

Ex.: 2.2.1 Sobrados

Indicação de responsabilidade: todos os dados que identifiquem autor(es) e origem do estudo devem ser omitidos no documento submetido à avaliação, inclusive nas informações contidas nas propriedades do arquivo. Todos os dados de identificação do(s) autor(es) deverão ser preenchidos nos campos disponíveis no momento da submissão do artigo sistema de submissão online. O nome de cada autor deve ser inserido de forma completa e sem abreviações.

Resumo: deve apresentar um resumo de 100 a 200 palavras, na língua da apresentação do artigo, acompanhado de sua tradução para o inglês. No caso de artigo redigido em inglês, o abstract deve ser acompanhado de resumo em português. O resumo deve apresentar o objetivo, uma descrição sucinta do método, e os principais resultados alcançados, com destaque para as contribuições científicas do artigo.

Palavras-chave: após o resumo, devem ser incluídas três a seis palavras-chave que auxiliem na identificação dos principais assuntos tratados no artigo.

Artigo: o texto deve conter um item de introdução com o objetivo de informar o leitor sobre o tema que será abordado e colocá-lo a par do conhecimento já existente. Deverá ser apresentada uma breve fundamentação conceitual-metodológica, citando as principais referências nas quais o trabalho foi fundamentado, incluindo, necessariamente, literatura internacional. O artigo deve apresentar uma descrição clara e objetiva dos procedimentos metodológicos adotados, permitindo ao leitor compreender perfeitamente o procedimento adotado, ou ter acesso a ele por referências citadas. Uma parte substancial do artigo deverá ser dedicada ao desenvolvimento da pesquisa e discussão dos resultados obtidos. Considera-se imprescindível um item contendo comentários conclusivos, destacando-se os principais resultados da pesquisa em termos de produção de conhecimento.

Referências: devem ser apresentadas as referências de todos os autores citados direta ou indiretamente no corpo do artigo. Essas referências devem estar de acordo com as normas da NBR 6023:2018 listadas em ordem alfabética. Os artigos referenciados com apud devem ter sua referência completa apresentada em nota de rodapé na própria página de citação.

Deve-se evitar, se possível:

- referências para conhecimento geral do tema abordado;

- referências secundárias (apud);

- muitas referências para um único argumento;

- predominância de referências próprias.

Exemplos:

AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS. C-780: standard test method for preconstruction and construction evaluation of mortars for plain and reinforced unit masonry. Philadelphia, 1991.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6461: blocos cerâmicos para alvenaria: verificação da resistência à compressão. Rio de Janeiro, 1983a.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7211: agregado para concreto: especificação. Rio de Janeiro, 1983b.

BARROS, M. M. B. Metodologia Para Implantação de Tecnologias Construtivas Racionalizadas na Produção de Edifícios. São Paulo, 1996. 410 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.

BLEDZIK, A. K. et al. A Comparision of Compounding Process and Wood Type For Wood Fibre-pp Composites. Composites Part A: applied Science and Manufacturing, v. 36, p. 789-797, 2005.

BRANDÃO, D. Q.; HEINECK, L. F. M. Classificação das Formas de Aplicação da Flexibilidade Arquitetônica Planejada em Projetos de Edifícios Residenciais. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 7., Florianópolis, 1998. Anais [...] Florianópolis: UFSC, ANTAC, 1998. v. 2, p. 215-222.

LAVELLE, J. A. Acrylic Latex-Modified Portland Cement. ACI Materials Journal, Detroit, v. 6, n. 1, p. 41-48, jan/feb. 1988.

MORAES, R. C.; ISAIA, G. C.; GASTALDINI, A. L. G. Efeitos da Cinza de Casca de Arroz e Fíler Calcário Sobre a Resistência Mecânica do Concreto. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CONCRETO, 43., Fortaleza, 2000. Anais... Fortaleza: IBRACOM, 2000.

SAKAI, E.; SUGITA, J. Composite mechanism of polymer modified cement. Cement and Concrete Research, Oxforf, v. 25, n. 1, p. 127-135, 1995.

RAPOPORT, A. Environmental Cognition in Cross-Cultural Perspective. In: MOORE, G. T.; GOLLEDGE, R. G. (ed.). Environmental Knowing. Stroudsburg: Dowden, Hutchinson and Ross, 1976. p. 220-234.

Citações: as citações no corpo do texto devem obedecer à forma adotada na referência, conforme NBR 10520: Apresentação de citações em documentos (2023), como por exemplo:

Conforme Morais et al. (2000) ...

... (Brandão; Heineck, 1998).

A NBR 6461 (ABNT, 1983a) especifica ....

Sakai e Sugita (1995) sugerem ...

... (Silva; Roman, 2001; Lavelle, 1998).

... bem como proposto na C-780 (ASTM, 1991).

Agradecimentos:  agradecimentos para agências de fomento à pesquisa, a instituições que não a do(s) autor(es) e a eventuais orientadores ou inspiradores do trabalho poderão ser mencionados no final do artigo, incluídos, porém, apenas após aceite do artigo, na etapa de edição de texto.

Notas: notas referentes ao corpo do artigo devem ser indicadas por meio de algarismos romanos, em formato sobrescrito, imediatamente depois da frase a que diz respeito. As notas deverão vir no rodapé do texto, na página em que aparecem.

Ilustrações: figuras e fotografias nítidas e gráficas (estritamente indispensáveis para à clareza do texto) poderão ser aceitas e deverão ser assinaladas, no texto, pelo seu número de ordem e pela sua legenda, os locais onde devem ser intercalados. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte e a permissão para reprodução.

Quadros e tabelas: deverão ser acompanhados de legenda que permita compreender o significado dos dados reunidos. Assinalar, no texto, pelo seu número de ordem e sua legenda, os locais onde devem ser intercalados. Preferencialmente, quadros e tabelas devem ser feitas no próprio documento do Word.

Fórmulas: as fórmulas deverão ser numeradas e inseridas ao longo do texto.

Estilo: o texto deve ser claro, direto e preciso, evitando-se linguagem rebuscada, excesso de adjetivos ou frases longas.

Dúvidas, escreva para ambienteconstruido@ufrgs.br