Você já leu o meu trabalho?
Interrogando expectativas e realidades na relação entre discentes e docentes, na pós-graduação brasileira
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.142676Palavras-chave:
Relações de Ensino-Aprendizagem, Pós-Graduação, Autoeficácia, Letramento acadêmicoResumo
A complexidade das relações de ensino-aprendizagem permeia todos os níveis educativos, impactando tanto indivíduos quanto sociedades. Na educação superior, particularmente na pós-graduação, as interações entre orientadores e orientandos são essenciais, mas frequentemente problemáticas. Estudos mostram que muitos pós-graduandos enfrentam dificuldades com prazos rígidos e problemas de orientação, o que pode afetar sua saúde mental. A importância da autoeficácia e da autonomia dos orientandos é destacada, sugerindo que o apoio dos orientadores deve ser articulado ao desenvolvimento do letramento acadêmico dos estudantes. No entanto, no Brasil, a pressão sobre os docentes para publicar e obter financiamento de pesquisas, muitas vezes resulta na negligência das funções pedagógicas, prejudicando a qualidade da orientação. Para melhorar o suporte oferecido, recomenda-se a implementação de modelos de supervisão em grupo, a promoção de uma cultura de pesquisa colaborativa, assim como processos formais de qualificação dos docentes para a orientação acadêmica. Em resumo, é essencial combinar a crítica ao contexto atual com esforços para criar um ambiente de ensino mais ético, relevante e transformador, garantindo condições adequadas, tanto para os estudantes, quanto para os orientadores.
Downloads
Referências
CONCEIÇÃO, Maria Inês Gandolfo et al. Educando pesquisadores qualitativos em saúde no Brasil: perspectivas discentes e docentes. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 30,, n. 4, p. e300412, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73312020300412
CHAUDHARY, V. Bala; BERHE, Asmeret Asefaw. Ten simple rules for building an antiracist lab. PLoS Computational Biology, v. 16, n. 10, p. e1008210, 2020. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pcbi.1008210
COSTA, Camila Furlan da; GOULART, Sueli. Capitalismo acadêmico e reformas neoliberais no ensino superior brasileiro. Cadernos Ebape.br, v. 16, n. 3, p. 396-409, 2018. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/65788. Acesso em: 2 set. 2024
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
MAGALHÃES, Lilian et al. Commentary on The development of occupational science outside the Anglophone sphere: enacting global collaboration. Journal of Occupational Science, v. 28, n. 3, p. 425-434, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/14427591.2021.1899746
MAIA, João Marcelo Ehlert; MEDEIROS, Jimmy. Autonomia e trabalho intelectual na pós-graduação em Ciências Sociais. Revista Brasileira de Sociologia-RBS, v. 9, n. 23, p. 228-255, 2021. DOI: https://doi.org/10.20336/rbs.793
MAHLANGU, Vimbi Petrus. Exploring challenges of supervising postgraduate students in open distance learning in higher education settings. Bulgarian Comparative Education Society, v. 19, 2021. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED614073.pdf. Acesso em: 2 set. 2024
MCKENNA, Sioux. Models of postgraduate supervision and the need for a research-rich culture. Briefly Speaking, n. 25, 2023. Disponível em: https://www.che.ac.za/news-and-announcements/brieflyspeaking-number-25-models-postgraduate-supervision-and-need-research. Acesso em: 2 set. 2024
MODKOVSKI, Aline Fátima et al. Autoeficácia e relacionamento entre orientadores e orientandos em programas de pós-graduação stricto sensu. Humanidades & Inovação, v. 9, n. 14, p. 239-255, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2697. Acesso em: 2 set. 2024
MOTSHOANE, Puleng; MCKENNA, Sioux. Crossing the border from candidate to supervisor: the need for appropriate development. Teaching in Higher Education, v. 26, n. 3, p. 387-403, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/13562517.2021.1900814
PARIS, Larissa Giacometti. O orientador como mediador de letramento privilegiado no processo de escrita da tese de doutorandos: The supervisor as a privileged literacy broker in the doctoral thesis writing process. Revista do GEL, v. 19, n. 1, p. 246-264, 2022. DOI: https://doi.org/10.21165/gel.v19i1.3360
PINZÓN, Juanita Hincapié et al. Barreiras à carreira e saúde mental de estudantes de pós-graduação. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 21, n. 2, 2020. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902020000200007. Acesso em: 2 set. 2024
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Movimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
