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Interrogando expectativas e realidades na relação entre discentes e docentes, na pós-graduação brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.142676

Palavras-chave:

Relações de Ensino-Aprendizagem, Pós-Graduação, Autoeficácia, Letramento acadêmico

Resumo

A complexidade das relações de ensino-aprendizagem permeia todos os níveis educativos, impactando tanto indivíduos quanto sociedades. Na educação superior, particularmente na pós-graduação, as interações entre orientadores e orientandos são essenciais, mas frequentemente problemáticas. Estudos mostram que muitos pós-graduandos enfrentam dificuldades com prazos rígidos e problemas de orientação, o que pode afetar sua saúde mental. A importância da autoeficácia e da autonomia dos orientandos é destacada, sugerindo que o apoio dos orientadores deve ser articulado ao desenvolvimento do letramento acadêmico dos estudantes. No entanto, no Brasil, a pressão sobre os docentes para publicar e obter financiamento de pesquisas, muitas vezes resulta na negligência das funções pedagógicas, prejudicando a qualidade da orientação. Para melhorar o suporte oferecido, recomenda-se a implementação de modelos de supervisão em grupo, a promoção de uma cultura de pesquisa colaborativa, assim como processos formais de qualificação dos docentes para a orientação acadêmica. Em resumo, é essencial combinar a crítica ao contexto atual com esforços para criar um ambiente de ensino mais ético, relevante e transformador, garantindo condições adequadas, tanto para os estudantes, quanto para os orientadores.

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Biografia do Autor

Lilian Magalhães, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos, São Paulo, SP, Brasil

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Seu pós-doutorado foi feito no Institute for Work and Health, Toronto, Canada em 2002.Tem experiência na area de Terapia Ocupacional e Ciência Ocupacional, além de pesquisa qualitativa crítica. Foi professora associada da University of Western Ontario, Canada onde suas atividades de pesquisa estiveram centradas principalmente na relação entre imigração e a dimensão ocupacional das condições de saúde e trabalho, bem como na formulação de metodologias de pesquisa adequadas a minorias e outras populações vulneráveis. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional na Universidade Federal de São Carlos, SP, Brasil e tem status de Professor Emeritus na Western University of Ontario. Tem trabalhado com metodologias visuais de pesquisa.

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Publicado

2024-10-28

Como Citar

MAGALHÃES, L. Você já leu o meu trabalho? : Interrogando expectativas e realidades na relação entre discentes e docentes, na pós-graduação brasileira. Movimento, [S. l.], v. 30, p. e30036, 2024. DOI: 10.22456/1982-8918.142676. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/142676. Acesso em: 25 jun. 2025.

Edição

Seção

Ensaios