PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO EDUCATIVA SOBRE O BULLYING: A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO UMA OPORTUNIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.105169

Palavras-chave:

Bullying. Educação Física. Atividade Motora. Prevenção Primária

Resumo

O bullying é um problema social caracterizado pela agressão intencional que ocorre ao longo do tempo, geralmente em contextos escolares e no ciberespaço (cyberbullying). Tem havido um interesse crescente na prevenção deste fenômeno, a fim de reduzir os efeitos adversos. Diferentes estudos e relatórios sugerem que o tema da Educação Física pode ser um cenário de interesse para promover atitudes e comportamentos contra o bullying. O objetivo deste trabalho é examinar o estado da questão nesta área através de uma revisão da literatura científica. Com base na análise das evidências, concluímos fazendo recomendações sobre estratégias e habilidades que devem ser incluídas nos currículos de Educação Física para prevenir o bullying e o cyberbullying. Dentre as mais utilizadas, destacamos as metodologias cooperativas, uma atitude de ensino que promove um clima motivacional focado na tarefa e a integração curricular de recursos didáticos que abordam habilidades e fatores de proteção.

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Biografia do Autor

Juan de Dios Benítez-Sillero, University of Cordoba

Specific Didactics Department.Faculty of Sciences of Education.

Francisco Córdoba-Alcaide, University of Cordoba

Department of Psychology.Faculty of Sciences of Education.

Manuel Moyano, University of Cordoba

Department of Psychology.Faculty of Sciences of Education.

Antonio Jesús Rodríguez-Hidalgo, University of Cordoba

Department of Psychology.Faculty of Sciences of Education.

Juan Calmaestra, University of Cordoba

Department of Psychology.Faculty of Sciences of Education.

Publicado

2020-12-26

Como Citar

BENÍTEZ-SILLERO, J. de D.; CÓRDOBA-ALCAIDE, F.; MOYANO, M.; RODRÍGUEZ-HIDALGO, A. J.; CALMAESTRA, J. PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO EDUCATIVA SOBRE O BULLYING: A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO UMA OPORTUNIDADE. Movimento, [S. l.], v. 26, p. e26091, 2020. DOI: 10.22456/1982-8918.105169. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/105169. Acesso em: 30 jun. 2022.

Edição

Seção

Ensaios