Atividade física no meio natural na graduação em ciências da atividade física e esportes de instituições públicas espanholas

um estudo sobre as disciplinas oferecidas na graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.137233

Palavras-chave:

Educação Física, Práticas corporais de aventura, Formação profissional, Disciplinas

Resumo

Realizamos um diagnóstico das disciplinas de Práticas Corporais de Aventura (PCAs) em cursos de Educação Física de universidades públicas espanholas. Coletamos dados consultando os sites das universidades, e encontramos 53 disciplinas em 29 instituições. Submetemos os documentos coletados a uma análise de conteúdo. Um grupo das disciplinas se debruça de maneira genérica/conceitual sobre as PCAs enquanto outro trata de práticas específicas, como surfe ou esqui. As genéricas situam-se nos primeiros anos e são quase todas obrigatórias; as específicas estão nos últimos anos e são majoritariamente optativas. Não há distinção conceitual explícita entre atividade e esporte, nem entre meio natural, natureza e meio ambiente, mas, de maneira geral, se referem a espaços não regulados. As universidades de Huelva e INEFC-Pirineus oferecem aprofundamento nas PCAs, com seis e oito disciplinas, respectivamente, destacando-se entre as outras instituições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Humberto Luís de Deus Inácio, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), Mestrado em Educação (1997) e Doutorado em Sociologia Politica (2007) pela mesma instituição. Realizou estágios Pós-doutoral na Facultad de Ciencias del Deporto de la Universidad de Murcia, Espanha (2012) e pela Universidad de Granada, Espanha sob a tutoria do Prof. Dr. Antônio Baena-Extremera (2018). Atualmente (2022-2023) realiza estágio pós-doutoral na Universidade de Valencia, sob a tutoria do Prof. Dr. José Devís Devís. Professor Associado da Universidade Federal de Goiás, na Faculdade de Educação Física e Dança; Professor permanente no Mestrado Acadêmico em Educação Física e no Mestrado Profissional em Educação Física da Faculdade de Educação Física e Dança da UFG; atuando principalmente nos seguintes temas: Lazer e natureza; Lazer e práticas corporais de aventura; Educação Física Escolar, Educação Física Escolar; práticas corporais de aventura, meio ambiente, ecologia; Líder do GEPELC-Grupo de Estudos e Pesquisas em Esporte, Lazer e Comunicação (UFG), e membro do Laboratório Physis de Pesquisa em Educação Física, Sociedade e Natureza (UFG). Sócio pesquisador do CBCE - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte desde 1995. Editor de seção da Revista Pensar a Prática (UFG), Parecerista Ad Doc das revistas Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE), Movimento (ESEF-UFRGS), Motrivivência (UFSC), Pensar a Prática (FEF-UFG), CONEXÕES (Unicamp) e EMASF-Revista Digital de EF (Espanha).

Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/4114148723699030

José Devís Devís, Universidad de Valencia. Facultad de Ciencias de la Actividad Física y Deporte

Professor catedrático da Universidade de Valência (Espanha). Líder do Grupo de Pesquisa AFES Actividades Físcas, Educación y Sociedad - https://www.afes.es/.

Sua carreira como pesquisador se carcateriza por utilizar metodológías quantitativas e qualitativas na Educação Física  e formação de Profissionais da Atividade Física e do Esporte, assim com o estudo da atividade física que diferentes grupos vulneráveis, como adolescentes, pessoas com deficiência e pessoas trans utilizam em seu tempo livre.

Referências

ANECA - AGENCIA NACIONAL DE EVALUACIÓN DE LA CALIDAD Y ACREDITACIÓN. Libro Blanco. Título de Grado en Ciencias de la Actividad Física y del Deporte. Madrid, 2004. Disponible en: https://www.aneca.es/documents/20123/63950/libroblanco_deporte_def.pdf/43809f93-1aa1-11cd-4983-60161d31d6a9?t=1654601717192. Acceso en: 21 abr. 2023.

APUNTS: Educación Física y Deportes, n. 41, 3. trim. (jul./sep.) 1995. Disponible en: https://revista-apunts.com/?post_type=post&s=&search_by=all&tematica=&numero=43829&ordre=DESC. Acceso em: 16 nov. 2023.

AURICCHIO, José Ricardo. Formação e atuação profissional em atividades de aventura no âmbito do lazer. Tesis (Master) ‒ Faculdade de Ciências da Saúde/Programa de Pós-Graduação em Educação Física - Universidade Metodista de Piracicaba ‒ Piracicaba, 2013.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Editora 70, 1977.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Brasília, 2018a. Disponible en: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acceso en: 16 nov. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 6, de 18 de dezembro de 2018. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física e dá outras providências. Brasília, 2018b. Disponible en: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2018-pdf/104241-rces006-18/file. Acceso en: 16 nov. 2023.

BRUHNS, Heloísa Turini. Lazer e meio ambiente: a natureza como espaço da experiência e meio ambiente. Conexões, v. 1, n. 3, p. 7-26, 1999. Disponible em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8647494. Acceso en: 16 nov. 2023.

BRUHNS, Heloísa Turini. Lazer e meio ambiente: corpos buscando o verde e a aventura. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 18, n. 2, p. 86 – 91, 1997.

CORREA, Evandro Antonio; DELGADO, Mônica. Atividades de aventura nos currículos de formação inicial em educação física no Brasil. Revista Brasileira de Estudos do Lazer, v. 8, n. 2, p. 114–135, 2021. Disponible em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/29059. Acceso en: 20 nov. 2023.

COSTA, Alcides Vieira. Aventura e ensino superior: as AFAN como conteúdo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. In: UVINHA, Ricardo Ricci (org). Turismo de aventura: reflexões e tendências. São Paulo: Aleph, 2005. p. 87-102.

DELGADO, Mônica; COTES, Marcial; CORRÊA, Evandro Antonio. Atividades de aventura: entre a formação e a intervenção do profissional de Educação Física. In: COTES, Marcial; NUNES, Fábio Santana; FREITAS, Ricardo Franklin. Lazer e meio ambiente: pesquisa, extensão e práticas pedagógicas. Goiânia: Kelps, 2019

ESPAÑA. Ley Orgânica 1/1990, de Ordenación General del Sistema Educativo. BOE, n. 238, de 4 de octubre de 1990, páginas 28927 a 28942. Disponible en: https://www.boe.es/eli/es/lo/1990/10/03/1. Acceso en: 22 nov. 2023.

FARIAS,Gelcemar Oliveira; MARINHO, Alcyane; QUINAUD, Ricardo. Atividades de Aventura nos Currículos dos Cursos de Formação Inicial em Educação Física. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 17; CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 4. Anais...Porto Alegre: CBCE, 2011.

FUNOLLET, Feliu. Propuesta de clasificación de las actividades deportivas en el medio natural. Apunts: Educación Física y Deportes, n. 41, 3.er trimestre (julio-septiembre) 1995, p.124-129. Disponible en: https://revista-apunts.com/propuesta-de-clasificacion-de-las-actividades-deportivas-en-el-medio-natural/. Acceso en: 22 nov. 2023.

INÁCIO, Humberto Luis de Deus. Práticas corporais de aventura na natureza (verbete). In: GONZÁLEZ, Fernando; FENSTERSEIFER, Paulo (org.). Dicionário crítico de educação física. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2014. p. 531-535.

INÁCIO, Humberto Luis de Deus. Proposta de classificação das práticas corporais de aventura para o ensino na educação física escolar. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 43, p.e005321, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/rbce.43.e005321

LAURO, Flávio Antônio Ascânio; DANUCALOV, Marcelo Arias Dias. O elemento aventura no meio universitário: a formação acadêmica pelos esportes de prancha. In: UVINHA, Ricardo Ricci (org.). Turismo de aventura: reflexões e tendências. São Paulo: Aleph, 2005.

MORAES, Gleison Gomes de. Práticas corporais de aventura na Educação Física escolar: uma proposta de ensino com base na metodologia crítico-superadora. 2020. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física em Rede) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.

MUNSTER, Mey de Abreu Van. Esportes na natureza e deficiência visual: uma abordagem pedagógica. 2004. 332f. Teses (Doutorado) ‒ Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004. Disponible en: https://core.ac.uk/download/pdf/296838172.pdf. Acceso en: 28 maio 2024.

PEREIRA, Dimitri Wuo. Contribuições da aventura para a educação física: caminhos da complexidade. Connection Line, v. 1, p. 9-26, 2022. DOI: https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i28.2061

SAEZ, Jesús; FUENTESAL, Julio. La formación universitaria en actividades físicodeportivas en el medio natural: Situación actual y perspectivas de futuro. Tandém. Didáctica de la educación física. n. 45, p.14-21, 2014.

SILVA, Ana Márcia; SOLER, Susanna; PUIG, Núria; PRAT, Maria. El proceso de Bolonia y sus efectos en el campo de las Ciencias de la Actividad Física y del Deporte (CAFYD) en España. Movimento, v. 20, p. 1061-1082, 2014. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.43021

SILVA, Cybele Câmara da. Práticas corporais de aventura nos anos iniciais: a organização e a sistematização curricular nas aulas de Educação Física. Tese (Profissional em Educação Física em Rede Nacional) ‒ Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.

UFG. Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Educação Física e Dança. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Educação Física licenciatura e bacharelado modalidade presencial. 2021. Disponible en https://fefd.ufg.br/p/educacaofisicaabi. Acceso en 22/11/23.

Publicado

2024-09-11

Como Citar

DE DEUS INÁCIO, H. L. .; DEVÍS DEVÍS, J. Atividade física no meio natural na graduação em ciências da atividade física e esportes de instituições públicas espanholas: um estudo sobre as disciplinas oferecidas na graduação. Movimento, [S. l.], v. 30, p. e30017, 2024. DOI: 10.22456/1982-8918.137233. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/137233. Acesso em: 24 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais