Percepções de competência e desenvolvimento motor de meninos e meninas: um estudo transversal
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.2642Palabras clave:
Percepções de competência. Desenvolvimento motor. Gênero.Resumen
Os objetivos deste estudo foram investigar as percepções de competência e desempenho motor de crianças, e as relações entre estas percepções e o desempenho motor de meninos e meninas de diferentes idades. Oitenta e oito crianças foram testadas através Test of Gross Motor Development e responderam a Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance. Os resultados sugerem que: (1) meninos e meninas de diferentes idades evidenciam percepções similares, porém não são precisos com relação a estas percepções (2) crianças mais velhas exibem desempenho locomotor superior, porém não existem diferenças nas habilidades de controle de objetos nos grupos etários; (3) meninos e meninas evidenciam desempenhos locomotores similares, porém meninos evidenciam superioridade nas habilidade de controle de objetos; (4) desenvolvimento motor atual não se configura como preditor de percepção de competência. Instrução e oportunidades de movimento são críticos para o desenvolvimento motor e para a construção de percepções de competência realísticas em crianças.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La revista Movimento adopta la licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para los trabajos aprobados y publicados. Eso significa que los/as autores/as:
- mantienen los derechos autorales y conceden a la revista el derecho de primera publicación; y
- tienen derecho a compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente).
