PELO TEMPO E CONTRA O TEMPO: O PARADOXO DAS ATLETAS PARALÍMPICAS COM DOENÇAS DEGENERATIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.100207

Palavras-chave:

Traumatismos em Atletas. Pessoas com Deficiência. Doença Crônica. Paratletas.

Resumo

Este ensaio visa compreender como as atletas paralímpicas com doenças degenerativas Susana Schnarndorf, da natação, e Elizabeth Gomes, do atletismo, lidam com a dicotomia do tempo que o esporte lhes confere. Uma luta “contra” o relógio para conquistas de índices e a “favor” da extensão do tempo de vida. Paradoxalmente, traz falas da velocista belga Marieke Vervoort, que preferiu romper com o tempo de vida e das competições. A metodologia usada são as narrativas biográficas, que partem de um convite para que as atletas contem suas histórias de vida. Resultam das narrativas elementos de subjetividade, que lidam não apenas com o papel social dessas mulheres como atletas, mas como seres humanos, que sofrem com a condição da mortalidade e de uma finitude breve, marcada pela doença. A aproximação com personagens literários é uma forma de metaforizar a aspereza desse vislumbre tão tênue entre a finitude e a eternidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Maria Micheletti Tonon, Universidade de São Paulo - São Paulo - SP

Doutoranda em Estudos Socioculturais e Comportamentais da Educação Física e Esporte  e integrante do Grupo de Estudos Olímpicos na Escola de Educação Física e Esporte da USP – Pesquisa em elaboração: Olímpicos e Paraolímpicos: separados por um instante.

Katia Rubio, Universidade de São Paulo - São Paulo - SP

Doutora e professora da Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação. Coordenadora do Grupo de Estudos Olímpicos - GEO

Downloads

Publicado

2020-12-29

Como Citar

TONON, L. M. M.; RUBIO, K. PELO TEMPO E CONTRA O TEMPO: O PARADOXO DAS ATLETAS PARALÍMPICAS COM DOENÇAS DEGENERATIVAS. Movimento, [S. l.], v. 26, p. e26093, 2020. DOI: 10.22456/1982-8918.100207. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/100207. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios