EDUCAÇAO FÍSICA E LIVRO DIDÁTICO: ENTRE O HIATO E O DESPERTAR

Autores

  • Marcílio Barbosa Mendonça de Souza Júnior Escola Superior de Educação Física (ESEF) da Universidade de Pernambuco (UPE). Pós-Doutorando pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).
  • Lucas Vieira do Amaral Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE
  • Marcelo Soares Tavares de Melo Escola Superior de Educação Física (ESEF) da Universidade de Pernambuco (UPE).
  • Suraya Cristina Darido Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP
  • Ricardo Bezerra Torres Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.48272

Palavras-chave:

Livros de texto. Materiais de ensino. Aprendizagem.

Resumo

O livro didático, ainda que receba algumas críticas, detém potencial para contribuir com a qualificação do processo de ensino e aprendizagem dos diversos componentes curriculares. Entretanto, a disciplina de Educação Física tem se mostrado afastada desse tipo de recurso material, tendo algumas iniciativas esparsas do seu uso. Diante desse contexto, este estudo objetivou reconhecer, na literatura, quais os fatores que contribuíram para a constituição do hiato entre Educação Física e os livros didáticos e que elaborações foram realizadas recentemente neste campo sobre tal tipo de livro. Concluiu-se que o legado histórico da Educação Física é um dos principais fatores propulsores desse hiato, mas que recentemente começa a ser minimizado por iniciativas de elaboração, discussão e uso do livro didático na área.

 

 

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Biografia do Autor

Marcílio Barbosa Mendonça de Souza Júnior, Escola Superior de Educação Física (ESEF) da Universidade de Pernambuco (UPE). Pós-Doutorando pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Professor da Graduação da ESEF-UPE e do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UPE/UFPB); Pós-Doutorando pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP); Membro do ETHNOS

Lucas Vieira do Amaral, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE

Mestre em Educação Física pela UPE/UFPB; Membro do Grupo de Estudos Etnográficos em Educação Física e Esporte - ETHNÓS

Marcelo Soares Tavares de Melo, Escola Superior de Educação Física (ESEF) da Universidade de Pernambuco (UPE).

Doutor em Educação pela UFPE; Professor da Graduação da ESEF-UPE e do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UPE/UFPB); Membro do Grupo de Estudos Etnográficos em Educação Física e Esporte - ETHNÓS

Suraya Cristina Darido, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Membro do Laboratório de estudos e trabalhos pedagógicos em Educação Física – LETPEF

Ricardo Bezerra Torres Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE.

Mestre e Doutorando pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UPE/UFPB); Membro do Grupo de Estudos Etnográficos em Educação Física e Esporte – ETHNÓS

Publicado

2014-10-26

Como Citar

SOUZA JÚNIOR, M. B. M. de; AMARAL, L. V. do; MELO, M. S. T. de; DARIDO, S. C.; LIMA, R. B. T. EDUCAÇAO FÍSICA E LIVRO DIDÁTICO: ENTRE O HIATO E O DESPERTAR. Movimento, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 479–493, 2014. DOI: 10.22456/1982-8918.48272. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/48272. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais