THE WORK PERFORMED BY SCHOOL TEACHERS AS PEDAGOGICAL PRAXIS

Authors

  • João Francisco Magno Ribas UFSM
  • Liliana Soares Ferreira UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.40235

Keywords:

Praxis. Pedagogical work. School. Teaching.

Abstract

This paper discusses the theoretical and methodological aspects that guide research conducted in the city of Santa Maria, with the aim of examining how happens in space and time in school, pedagogical work of teachers of basic education, especially graduate in Physical Education and Pedagogy. Describes the clippings thematic and theoretical aspects, in line, the methodological elements chosen for the project, streamlining the initial phase of research, at the same time that happen production data in school. As a result of these methodological choices, objective is to further discuss the pedagogical work as pedagogical praxis.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

João Francisco Magno Ribas, UFSM

Licenciado em Educação Física, pela Universidade Federal de Santa Maria (1988); Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1993); Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002); Pós-doutor pelo Institut Nacional dÉducació Fisica de Catalunya (2009). Atualmente, é professor associado, do Departamento de Desportos Coletivos, do Centro de Educação Física, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), atuando em cursos na graduação, especialização e no Programa de Pós-graduação em Educação Física. É vice-líder do GPELF Grupo de Pesquisa em Lazer e Formação de Professores. Pesquisa e realiza estudos na área de Educação Fìsica, com ênfase em praxiologia motriz, trabalho pedagógico, formação de professores, didática dos esportes. Integra o conselho editorial de periódicos nacionais e internacionais na área de Educação Fìsica.

Liliana Soares Ferreira, UFSM

Licenciada em PEDAGOGIA (1985), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), licenciada em LETRAS (1992), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), ESPECIALIZAÇÃO EM LITERATURAS EM LÍNGUA PORTUGUESA (1988), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), MESTRE EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS (1999), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) e DOUTORA EM EDUCAÇÃO (2006), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é professora, classe professor-adjunto III, do Departamento de Fundamentos da Educação, do Centro de Educação, na Universidade Federal de Santa Maria - RS, atuando na graduação, especialização, no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e é professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Educação Física/UFSM (Mestrado). É lider do grupo Kairós - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas. Pesquisa e realiza estudos na área de Educação, com ênfase em trabalho, Pedagogia, políticas públicas e escola, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, emprego/desemprego, Pedagogia, pedagógico, políticas públicas, escola, educação profissional. É avaliadora de cursos de graduação pelo INEP/MEC e integrante do conselho editorial de periódicos nacionais e internacionais sobre educação.

Published

2013-12-06

How to Cite

MAGNO RIBAS, J. F.; SOARES FERREIRA, L. THE WORK PERFORMED BY SCHOOL TEACHERS AS PEDAGOGICAL PRAXIS. Movimento, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 125–143, 2013. DOI: 10.22456/1982-8918.40235. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/40235. Acesso em: 23 apr. 2025.

Issue

Section

Original Articles