TRABAJO DE PROFESORES EN LA ESCUELA COMO PRAXIS PEDAGÓGICA

Autores/as

  • João Francisco Magno Ribas UFSM
  • Liliana Soares Ferreira UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.40235

Palabras clave:

Práxis. Trabajo pedagógico. Escuela. Enseñanza.

Resumen

Este documento analiza los aspectos teóricos y metodológicos que guían la investigación llevada a cabo en la ciudad de Santa María, donde se analiza como acontece, en el espacio y el tiempo de la escuela, el trabajo pedagógico de los docentes de la educación básica, especialmente de licenciados en Educación Física y Pedagogía. Se hace la descripción de los recortes temáticos, los aspectos teóricos y, en línea, los elementos metodológicos escogidos para el proyecto, sistematizando la fase inicial de la investigación, al mismo tiempo que transcurre la producción de datos en la escuela. Como resultado de estas elecciones metodológicas se ha objetivado discutir el trabajo pedagógico como praxis pedagógica.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Francisco Magno Ribas, UFSM

Licenciado em Educação Física, pela Universidade Federal de Santa Maria (1988); Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1993); Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002); Pós-doutor pelo Institut Nacional dÉducació Fisica de Catalunya (2009). Atualmente, é professor associado, do Departamento de Desportos Coletivos, do Centro de Educação Física, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), atuando em cursos na graduação, especialização e no Programa de Pós-graduação em Educação Física. É vice-líder do GPELF Grupo de Pesquisa em Lazer e Formação de Professores. Pesquisa e realiza estudos na área de Educação Fìsica, com ênfase em praxiologia motriz, trabalho pedagógico, formação de professores, didática dos esportes. Integra o conselho editorial de periódicos nacionais e internacionais na área de Educação Fìsica.

Liliana Soares Ferreira, UFSM

Licenciada em PEDAGOGIA (1985), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), licenciada em LETRAS (1992), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), ESPECIALIZAÇÃO EM LITERATURAS EM LÍNGUA PORTUGUESA (1988), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), MESTRE EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS (1999), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) e DOUTORA EM EDUCAÇÃO (2006), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é professora, classe professor-adjunto III, do Departamento de Fundamentos da Educação, do Centro de Educação, na Universidade Federal de Santa Maria - RS, atuando na graduação, especialização, no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e é professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Educação Física/UFSM (Mestrado). É lider do grupo Kairós - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas. Pesquisa e realiza estudos na área de Educação, com ênfase em trabalho, Pedagogia, políticas públicas e escola, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, emprego/desemprego, Pedagogia, pedagógico, políticas públicas, escola, educação profissional. É avaliadora de cursos de graduação pelo INEP/MEC e integrante do conselho editorial de periódicos nacionais e internacionais sobre educação.

Publicado

2013-12-06

Cómo citar

MAGNO RIBAS, J. F.; SOARES FERREIRA, L. TRABAJO DE PROFESORES EN LA ESCUELA COMO PRAXIS PEDAGÓGICA. Movimento, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 125–143, 2013. DOI: 10.22456/1982-8918.40235. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/40235. Acesso em: 23 abr. 2025.

Número

Sección

Artículo Original