Desde uma potência poética do movimento, para uma ação poética no campo da Educação Física

Autores

  • Gianfranco Ruggiano Universidad de la República, Instituto Superior de Educación Física, Montevideo 0000-0002-0692-7590

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.127401

Palavras-chave:

Potência poética do movimento, Espaços de indeterminação, Processos de subjetivação, Técnicas corporais

Resumo

Este ensaio é um resultado parcial do exercício de reflexão teórica a respeito do movimento corporal; vale-se, para tanto, das trocas realizadas pelo grupo de estudos e pesquisas "Subjetivação, Educação do corpo e Memória". Ao mesmo tempo é um convite para pensar sobre as possibilidades que temos aqueles de nós que trabalhamos no campo da educação física, ao elaborar e implementar uma proposta de intervenção. A partir de noções básicas sobre o corpo, a memória, e o movimento, desenvolvidas pelo filósofo francês Henri Bergson, eu me propus a avançar no sentido de refletir sobre a possibilidade de que uma proposta de trabalho elaborada e levada a frente desde a especificidade disciplinar da educação física, participe na construção de algo novo, e de que modo as intervenções desenvolvidas nesse campo contribuem na criação de espaços para a transformação das formas em que os corpos são educados no contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gianfranco Ruggiano, Universidad de la República, Instituto Superior de Educación Física, Montevideo

Licenciado en Educación Física por el ISEF-UdelaR. Doctor en Educación por la UNICAMP, Brasil. Docente del Departamento Educación Física y Prácticas Corporales del ISEF-UdelaR. Miembro del Grupo Políticas Educativas y Políticas de Investigación (GPEPI).

Referências

ARENDT, Hannah. La condición humana. Buenos Aires: Paidós, 2009.

BERGSON, Henri. Materia y memoria: ensayo sobre la relación del cuerpo con el espíritu. Buenos Aires: Ed. Cactus, 2006.

BERGSON, Henri. La evolución creadora In: BERGSON, Henri. Obras escogidas. Mexico: Aguilar, 1963.

BRACHT, Valter. Cultura corporal, cultura de movimento ou cultura corporal de movimento? In: SOUZA JÚNIOR, Marcílio. Educação Física Escolar: teoria e política curricular, saberes escolares e proposta pedagógica. Recife: EDUPE, 2005. p. 97 - 106.

DELEUZE, Gilles. El ABC de Deleuze: la penúltima entrevista. Buenos Aires: Devenir imperceptible-colectivo editor, 2010.

DELEUZE, Gilles. El Bergsonismo. Madrid: Ediciones Cátedra, 1987.

FRAGA, Alex Branco. Exercício da informação: governo dos corpos no mercado da vida ativa. Campinas: Autores Associados, 2006.

GALAK, Eduardo. Educar (con) la mirada. Discursos políticos y sentidos estéticos sobre la cultura física en noticieros cinematográficos. In: OSSENBACH, Gabriela, et. al. Gregorio Weinberg: escritos en su honor. Buenos Aires: CLACSO, 2017. p. 55 - 74.

GROYS, Boris. Volverse público: las transformaciones del arte en el ágora contemporáneo. Buenos Aires: Ed. Caja Negra, 2014.

GUATTARI, Felix. Líneas de fuga: por otro mundo de posibles. Buenos Aires: Cactus, 2013.

Publicado

2023-08-08

Como Citar

RUGGIANO, G. Desde uma potência poética do movimento, para uma ação poética no campo da Educação Física. Movimento, [S. l.], v. 29, p. e29034, 2023. DOI: 10.22456/1982-8918.127401. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/127401. Acesso em: 24 jun. 2025.

Edição

Seção

Ensaios