Desde uma potência poética do movimento, para uma ação poética no campo da Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.127401Palavras-chave:
Potência poética do movimento, Espaços de indeterminação, Processos de subjetivação, Técnicas corporaisResumo
Este ensaio é um resultado parcial do exercício de reflexão teórica a respeito do movimento corporal; vale-se, para tanto, das trocas realizadas pelo grupo de estudos e pesquisas "Subjetivação, Educação do corpo e Memória". Ao mesmo tempo é um convite para pensar sobre as possibilidades que temos aqueles de nós que trabalhamos no campo da educação física, ao elaborar e implementar uma proposta de intervenção. A partir de noções básicas sobre o corpo, a memória, e o movimento, desenvolvidas pelo filósofo francês Henri Bergson, eu me propus a avançar no sentido de refletir sobre a possibilidade de que uma proposta de trabalho elaborada e levada a frente desde a especificidade disciplinar da educação física, participe na construção de algo novo, e de que modo as intervenções desenvolvidas nesse campo contribuem na criação de espaços para a transformação das formas em que os corpos são educados no contemporâneo.
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. La condición humana. Buenos Aires: Paidós, 2009.
BERGSON, Henri. Materia y memoria: ensayo sobre la relación del cuerpo con el espíritu. Buenos Aires: Ed. Cactus, 2006.
BERGSON, Henri. La evolución creadora In: BERGSON, Henri. Obras escogidas. Mexico: Aguilar, 1963.
BRACHT, Valter. Cultura corporal, cultura de movimento ou cultura corporal de movimento? In: SOUZA JÚNIOR, Marcílio. Educação Física Escolar: teoria e política curricular, saberes escolares e proposta pedagógica. Recife: EDUPE, 2005. p. 97 - 106.
DELEUZE, Gilles. El ABC de Deleuze: la penúltima entrevista. Buenos Aires: Devenir imperceptible-colectivo editor, 2010.
DELEUZE, Gilles. El Bergsonismo. Madrid: Ediciones Cátedra, 1987.
FRAGA, Alex Branco. Exercício da informação: governo dos corpos no mercado da vida ativa. Campinas: Autores Associados, 2006.
GALAK, Eduardo. Educar (con) la mirada. Discursos políticos y sentidos estéticos sobre la cultura física en noticieros cinematográficos. In: OSSENBACH, Gabriela, et. al. Gregorio Weinberg: escritos en su honor. Buenos Aires: CLACSO, 2017. p. 55 - 74.
GROYS, Boris. Volverse público: las transformaciones del arte en el ágora contemporáneo. Buenos Aires: Ed. Caja Negra, 2014.
GUATTARI, Felix. Líneas de fuga: por otro mundo de posibles. Buenos Aires: Cactus, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Movimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
