A APLICAÇÃO DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PARA MELHORAR A COMPREENSÃO TÁTICA EM FUTSAL: UM ESTUDO REALIZADO NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Autores

  • Alba Praxédes Pizarro Facultad de Ciencias del Deporte, Universidad de Extremadura
  • Luis García González Facultad de Ciencias de la Salud y del Deporte. Universidad de Zaragoza. Zaragoza.
  • Álvaro Moreno Cortés Instituto de Educación Secundaria “Albalat”. Navalmoral de la Mata. Cáceres
  • Maria Perla Moreno Arroyo Facultad de Ciencias del Deporte. Universidad de Extremadura. Cáceres
  • Alberto Moreno Domínguez Facultad de Ciencias del Deporte. Universidad de Extremadura. Cáceres

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.55024

Palavras-chave:

Aprendizagem. Futsal. Avaliação.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o efeito de um Programa de Ensino Compreensivo na tomada de decisões e execução do passe e das ações de drible em futsal num contexto educativo. Participaram 21 alunos com idades entre 12 e 14 anos. As variáveis independentes foram o programa de intervenção baseado no modelo Teaching Games for Understanding (TGFU) e a experiência no futsal federado. As variáveis de tomada de decisão e de execução, foram avaliadas através do instrumento de observação Game Performance Evaluation Tool (GPET). Os resultados mostraram uma melhoria significativa na tomada de decisão do passe no grupo sem experiência após a aplicação do programa. No entanto, no grupo com experiência não foram encontradas diferenças em nenhuma das variáveis. Os resultados destacam a necessidade de estabelecer adaptações e individualizar as tarefas de aprendizagem no contexto educativo, em função do nível de habilidade dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alba Praxédes Pizarro, Facultad de Ciencias del Deporte, Universidad de Extremadura

Alumna de Doctorado en Ciencias del Deporte, Universidad de Extremadura.

Departamento de Didáctica de la Expresión Musical, Plástica y Corporal

Luis García González, Facultad de Ciencias de la Salud y del Deporte. Universidad de Zaragoza. Zaragoza.

Profesor titular de la universidad

Departamento de Expresión Musical, Plástica y Corporal

Área de Edcuación Física y Deportiva

Álvaro Moreno Cortés, Instituto de Educación Secundaria “Albalat”. Navalmoral de la Mata. Cáceres

Profesor de Educación Física

Maria Perla Moreno Arroyo, Facultad de Ciencias del Deporte. Universidad de Extremadura. Cáceres

Profesora titular de la universidad

Departamento de Didáctica de la Expresión Musical, Plástica y Corporal

Área de Edcuación Física y Deportiva

Alberto Moreno Domínguez, Facultad de Ciencias del Deporte. Universidad de Extremadura. Cáceres

Profesor titular de la universidad

Departamento de Didáctica de la Expresión Musical, Plástica y Corporal

Área de Edcuación Física y Deportiva

Publicado

2015-12-11

Como Citar

PIZARRO, A. P.; GONZÁLEZ, L. G.; CORTÉS, Álvaro M.; ARROYO, M. P. M.; DOMÍNGUEZ, A. M. A APLICAÇÃO DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PARA MELHORAR A COMPREENSÃO TÁTICA EM FUTSAL: UM ESTUDO REALIZADO NO CONTEXTO EDUCACIONAL. Movimento, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 51–62, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.55024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/55024. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais