MANIFESTAÇÕES TORCEDORAS E TERRITÓRIO: CONFIGURAÇÕES DAS IMEDIAÇÕES DA ARENA DO GRÊMIO

Autores

  • Daiane Grillo Martins Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil.
  • Alan Goularte Knuth Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.98929

Palavras-chave:

Território sociocultural. Futebol. Instalações Esportivas e Recreacionais.

Resumo

Os tempos e espaços referentes às manifestações torcedoras não se restringem ao interior dos estádios de futebol. Assim, buscamos compreender como se configuram as relações de apropriação do espaço das imediações da Arena do Grêmio no período que antecede os jogos no estádio. Realizamos uma pesquisa etnográfica em sete jogos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense em 2018, com observações, anotações, caminhadas, conversas, fotos, vídeos e diários de campo. Observamos que o público diverso formado por torcedores, comerciantes, policiais, vendedores ambulantes, catadores, entre outros sujeitos, constitui microterritórios em rede, formando a totalidade territorial. O território é mutável nas combinações de clima, tipo e fase da competição, adversário, mas também é estável, nos fatores sociabilidade e relações comerciais. Concluímos que as imediações da Arena do Grêmio é território de ambiguidades, configurado na multiplicidade de inter-relações, significados e pertencimentos.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Grillo Martins, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil.

Licenciada em Educação Física, especialista em Saúde da Família e mestre em Educação Física, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

Alan Goularte Knuth, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil.

Professor adjunto na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atua no curso de Educação Física, PPG em Saúde Pública e Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Atua também no PPPG em Educação Física da UFPel.

Downloads

Publicado

2020-06-12

Como Citar

MARTINS, D. G.; KNUTH, A. G. MANIFESTAÇÕES TORCEDORAS E TERRITÓRIO: CONFIGURAÇÕES DAS IMEDIAÇÕES DA ARENA DO GRÊMIO. Movimento, [S. l.], v. 26, p. e26046, 2020. DOI: 10.22456/1982-8918.98929. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/98929. Acesso em: 27 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais