12 +1. SENTIMENTOS DO ACADÊMICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA FRENTE A UMA PROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO: “GAME OF THRONES: A IRA DOS DRAGÕES”

Autores

  • Isaac Pérez López Profesor Titular de Universidad Universidad de Granada (España)
  • Enrique Rivera García Profesor Titular Universidad de Granada (España) http://orcid.org/0000-0002-7748-1741
  • Carmen Trigueros Cervantes Profesora Titular Universidad de Granada (España) http://orcid.org/0000-0001-7870-1411

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.88031

Palavras-chave:

Educação superior. Pesquisa qualitativa. Capacitação de professores.

Resumo

A proposta de gamificação apresentada objetiva avaliar a evolução dos sentimentos de discentes no decorrer do processo de aprendizagem. O estudo foi realizado com 50 estudantes de Educação Física, tendo como contexto a aula universitária. Baseado na série Game of Thrones, o alicerce metodológico apoiou-se em análise interpretativa dos diários e reflexões finais dos atores investigados. Os principais resultados refletem diferenças de sentimentos em relação ao sexo, os quais permanecem inalterados ao longo do processo de aprendizagem, suscitando uma ideia de estudo como prazer. Os achados explicitam ainda que, concernente aos sentimentos, o docente mantém uma linha estável de transmissão de confiança, enquanto que em relação aos companheiros de equipe e amigos, demonstram sentimentos tanto positivos quanto negativos. Como conclusão, pode-se inferir que a gamificação, como estratégia metodológica, favorece a motivação do discente, revertendo-se em melhoria do processo de aprendizagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Enrique Rivera García, Profesor Titular Universidad de Granada (España)

Doctor en Educación Física por la Universidad de Granada en el año 1999. Pertenezco al Área de Didáctica de la Expresión Corporal desempeñando labores de docencia e investigación como Titular de Universidad desde el año 1993. He sido Vicedecano de Ordenación Académica e Innovación educativa entre el 2004 y el 2008. Participando como investigador en diversos Proyectos nacionales e internacionales de investigación e innovación educativa.

Publicado

2019-06-14

Como Citar

PÉREZ LÓPEZ, I.; RIVERA GARCÍA, E.; TRIGUEROS CERVANTES, C. 12 +1. SENTIMENTOS DO ACADÊMICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA FRENTE A UMA PROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO: “GAME OF THRONES: A IRA DOS DRAGÕES”. Movimento, [S. l.], v. 25, p. e25038, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.88031. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/88031. Acesso em: 2 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais