“É MELHOR SER SUPER-HERÓI DO QUE SER A VÍTIMA”: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DE ATLETAS E EX-ATLETAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL SOBRE A COBERTURA MIDIÁTICA

Autores

  • Amanda Paola Velasco de Oliveira UFPR
  • Bianca Natália Poffo Doutoranda do Programa de pós-graduação em Educação Física da UFPR
  • Doralice Lange de Souza UFPR

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.84237

Palavras-chave:

Esporte paralímpico. Transtornos da visão. Mídias sociais.

Resumo

De acordo com vários estudos, os atletas paralímpicos tendem a ser retratados pelos veículos midiáticos ou como vítimas de suas deficiências e/ou como super-heróis/supercrip. Diante disso, este artigo teve o objetivo de analisar a percepção de atletas e ex-atletas com deficiência visual sobre a forma com que eles são retratados pela mídia neste quesito. Realizamos uma pesquisa qualitativa, envolvendo entrevistas semiestruturadas e aprofundadas com cinco atletas e dois ex-atletas com deficiência visual. Verificamos que os entrevistados não se identificam como “coitadinhos” e não aprovam a vinculação da deficiência ao sofrimento. Verificamos também que não existe um consenso quanto à abordagem do super-herói/supercrip. Concluímos que a mídia não deve reproduzir uma perspectiva ou outra, pois estas não condizem com a realidade das pessoas com deficiência visual e tendem a perpetuar estigmas e preconceitos contra elas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Paola Velasco de Oliveira, UFPR

Licenciada em Educação Física. Mestra em Educação Física pela UFPR.

Bianca Natália Poffo, Doutoranda do Programa de pós-graduação em Educação Física da UFPR

Licenciada em Educação Física pela UFSC. Mestra em Educação Física pela UFSC. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação Física pela UFPR.

Doralice Lange de Souza, UFPR

Doutora em Educação pela Universidade de Harvard. Professora do curso de Educação Física na UFPR.

Downloads

Publicado

2019-01-06

Como Citar

OLIVEIRA, A. P. V. de; POFFO, B. N.; SOUZA, D. L. de. “É MELHOR SER SUPER-HERÓI DO QUE SER A VÍTIMA”: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DE ATLETAS E EX-ATLETAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL SOBRE A COBERTURA MIDIÁTICA. Movimento, [S. l.], v. 24, n. 4, p. 1179–1190, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.84237. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/84237. Acesso em: 30 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.