ATLETISMO E ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: VISÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARTICIPANTES DE UM CURSO DE EXTENSÃO A DISTÂNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.75789

Palavras-chave:

Educação Física e Treinamento. Atletismo. Educação a Distância. Grupos étnicos.

Resumo

Averiguar a visão de participantes de um curso de extensão a distância sobre a adequação do Atletismo para o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira é o objetivo deste artigo. Para a obtenção destas informações optou-se pela realização de uma pesquisa do tipo qualitativa e online. Foram considerados os registros disponibilizados pela Plataforma Moodle, obtidos por meio de um questionário aberto e das livres manifestações nos diversos fóruns disponibilizados. Para o tratamento destes dados utilizou-se a técnica de Análise do Conteúdo. Foram identificadas as seguintes subcategorias: a) adequada ao tratamento da temática; reprodutora da diversidade étnica brasileira; b) espaço de afirmação da cultura negra; c) possibilidade não exclusiva de tratamento e d) enfoque inovador e conteúdo aplicável às aulas de Educação Física. Verificou-se, então, que, na opinião dos participantes, o Atletismo apresenta grande potencialidade para o tratamento da História e Cultura Afro-Brasileira em aulas de Educação Física.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Vinícius Mota e Silva, Universidade Federal do Ceará. Instituto de Educação Física e Esportes. Fortaleza, CE.

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e Mestre em Ciências da Motricidade pela Unesp - Rio Claro. Professor assistente do Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará.

Sara Quenzer Matthiesen, Departamento de Educação Física - Instituto de Biociências - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Rio Claro

Docente do Depto de Educação Física da Unesp-Rio Claro, coordenadora do GEPPA (Grupo de Estudos Pedagógicos e Pesquisa em atletismo).

Downloads

Publicado

2018-03-29

Como Citar

MOTA E SILVA, Eduardo Vinícius; QUENZER MATTHIESEN, Sara. ATLETISMO E ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: VISÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARTICIPANTES DE UM CURSO DE EXTENSÃO A DISTÂNCIA. Movimento, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 119–132, 2018. DOI: 10.22456/1982-8918.75789. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/75789. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

<< < 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.