A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA ORGANIZADA POR CICLOS DE FORMAÇÃO: ESPECIFICIDADES DO TRABALHO DOCENTE

Autores

  • Neiva Pereira FSG
  • Valdelaine da Rosa Mendes UFPel

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.11556

Palavras-chave:

educação física, escola organizada por ciclos, trabalho docente

Resumo

Este estudo analisa as características do trabalho do professor de educação física e a inserção da disciplina na organização do trabalho pedagógico no formato ciclado de ensino. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, em que se realizou um estudo de caso em duas escolas da rede municipal de ensino de Caxias do Sul/RS. Participaram da pesquisa os professores de educação física que atuaram durante o ano de 2007 nos três ciclos do ensino fundamental, além das equipes diretivas e as coordenações pedagógicas das escolas investigadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neiva Pereira, FSG

Mestre em Educação Física, Professora Titular da Faculdade da Serra Gaúcha, com atuação em educação física e formação profissional; integração, inclusão e promoção social; e, políticas públicas e práticas pedagógicas

Valdelaine da Rosa Mendes, UFPel

Mestre em Educação, Doutora em Educação, Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas, com atuação em política educacional e educação física escolar.

Downloads

Publicado

2010-05-08

Como Citar

PEREIRA, N.; MENDES, V. da R. A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA ORGANIZADA POR CICLOS DE FORMAÇÃO: ESPECIFICIDADES DO TRABALHO DOCENTE. Movimento, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 107–130, 2010. DOI: 10.22456/1982-8918.11556. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/11556. Acesso em: 26 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais