THE GAME UNDERSTANDING IN FOOTBALL 5-A-SIDE

Authors

  • Márcio Pereira Morato Unicamp
  • Mariana Simões Pimentel Gomes FEF-UNICAMP
  • Edison Duarte Unicamp
  • José Júlio Gavião de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.17261

Keywords:

Football. Blindness. Sports

Abstract

This study objectives to describe and analyze the strategies for the game understanding used by players in football 5-a-side. We used semi-structured interviews with players and coaches of the modality. After the transcription we utilized the Enunciation Analysis, one of the Contends Analysis technique, to interpret the enunciated matters in the speech of the subjects. The categories (Sonorous/kinesthetic References, Mental Map, Communication, Players Characteristics) represent the used strategies in the game understanding, as soon as they allow the spatial orientation, which is based on fixed and movable (players) reference points that recover their potentialities figured in their auditory and kinesthetic perceptions.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Márcio Pereira Morato, Unicamp

Mestre e doutorando na área de concentração Atividade Física, Adaptação e Saúde e na linha de pesquisa Atividade Física para Pessoas com Necessidades Especiais pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF-UNICAMP). Bacharel e licenciado em Educação Física também pela FEF-UNICAMP. Coordenador nacional de Goalball junto ao Comitê Paraolímpico Brasileiro e técnico da seleção brasileira feminina da modalidade. Professor do Projeto Paraolímpicos do Futuro Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB). Autor e organizador de livros didáticos e infantis sobre a temática das pessoas com deficiência. Pesquisador nas áreas: pessoas com deficiência, pedagogia dos esportes, esportes coletivos e aspectos antropológicos.

Mariana Simões Pimentel Gomes, FEF-UNICAMP

É doutoranda em Atividade Física Adaptada pela Faculdade de Educação Física da UNICAMP, mestre na área de concentração Atividade Física Adaptação e Saúde pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF-UNICAMP). Licenciada e bacharel em Educação Física pela mesma faculdade. Bolsista do programa Santander de Mobilidade internacional na Universidade da Coruña - Espanha (UDC) 2007/2008. É árbitra internacional de goalball (Nível2) e desenvolve projetos na linha de pesquisa atividade física para pessoas com necessidades especiais, Pedagogia do Esporte e Ensino das Lutas.

Edison Duarte, Unicamp

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1976), mestrado em Biologia e Patologia Buco Dental pela Universidade Estadual de Campinas (1984) e doutorado em Anatomia Humana pela Universidade de São Paulo (1988). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de saúde, com ênfase em Anatomia e Neuroanatomia, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão, "imagem corporal", deficientes, "educação física" e crianças

José Júlio Gavião de Almeida

Possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas -PUCC(1982). Especialização em Ginástica Artística pela Universidade Estadual de São Paulo-USP(1995). Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP (1992). Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (1995). Atualmente é Professor Assistente Doutor da UNICAMP, bem como, membro da Congregação da referida instituição. As principais temáticas relacionadas às áreas de Estudo, Pesquisas e relativas Aplicações práticas, envolvem os seguintes temas: Deficiência Visual; Aprendizagem e iniciação esportiva com ênfase em Esportes Paralímpicos e em .Lutas/Artes Marciais/Esportes de Combate.

Published

2011-08-14

How to Cite

MORATO, M. P.; GOMES, M. S. P.; DUARTE, E.; ALMEIDA, J. J. G. de. THE GAME UNDERSTANDING IN FOOTBALL 5-A-SIDE. Movimento, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 97–114, 2011. DOI: 10.22456/1982-8918.17261. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/17261. Acesso em: 29 apr. 2025.

Issue

Section

Original Articles

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.