PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE TAEKWONDO PUBLICADA NA WEB OF SCIENCE (1988-2016): COLABORAÇÃO E TEMAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.75386

Palavras-chave:

Bibliometria. Artigo de revista. Docentes. Comunicação e divulgação científica.

Resumo

O objetivo foi desenvolver uma análise bibliométrica sobre padrões de colaboração e temas representados em artigos sobre taekwondo publicados na Web of Science até 2016. A informação bibliográfica de documentos foi recuperada. Em seguida, foram classificados em relação à área de pesquisa, assunto e tópico e calculadas as características de autoria e padrões de colaboração. Um total de 340 artigos foram encontrados, 304 de autoria múltipla. Ciências da Vida e Biomecânica foram a área de pesquisa e a disciplina mais importantes respectivamente. Pieter foi o autor mais prolífico enquanto Capranica obteve o maior índice de colaboração. Em conclusão, (1) a relevância da abordagem esportiva de taekwondo foi corroborada através da análise de áreas de pesquisa, disciplinas, temas, orientação e pontuações de citação das revistas; e (2) a pesquisa de taekwondo baseou-se fortemente na colaboração entre autores, instituições e países.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mikel Pérez-Gutiérrez, Universidad de Cantabria

Assistant Professor. Department of Education

Pablo Valdés-Badilla, Universidad Autónoma de Chile.

1. Manager. Instituto de Actividad Física y Salud, Universidad Autónoma de Chile, Chile.

2. Assistant Professor. Pedagogía en Educación Física, Facultad de Educación, Universidad Autónoma de Chile, Temuco, Chile.

3. PhD student. Programa de Doctorado en Ciencias de la Actividad Física, Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad Católica del Maule, Chile.

Carlos Gutiérrez-García, Universidad de León

Associate Professor. Department of Physical and Sports Education.

Tomás Herrera-Valenzuela, Universidad de Santiago de Chile (USACH)

1. Assistant Professor. Laboratorio de Ciencias de la Actividad Física, el Deporte y la Salud. Facultad de Ciencias Médicas. Universidad de Santiago de Chile, USACH, Chile.

2. Assistant Professor. Laboratorio de Inmunología de la Reproducción, Facultad de Quimica y Biología. Universidad de Santiago de Chile, USACH, Chile

Publicado

2017-11-25

Como Citar

PÉREZ-GUTIÉRREZ, M.; VALDÉS-BADILLA, P.; GUTIÉRREZ-GARCÍA, C.; HERRERA-VALENZUELA, T. PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE TAEKWONDO PUBLICADA NA WEB OF SCIENCE (1988-2016): COLABORAÇÃO E TEMAS. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 4, p. 1325–1340, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.75386. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/75386. Acesso em: 1 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais