TRADIÇÕES RECREATIVAS NO CAMINHO CENTRAL PORTUGUÊS: O JOGO DE BOLOS NO FINAL DO CAMINHO DE SANTIAGO
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.75202Palavras-chave:
Atividades de lazer. Jogos recreativos. Bolos. Cultura popular.Resumo
Este estudo procurou determinar a existência da modalidade de bolos tradicional na parte final do Caminho Central Português de Santiago (Porto-Valença do Minho), fato que nos permitiu continuar com o estudo realizado na Galiza no Caminho de Santiago e que nos permite compreender a gênese deste jogo popular e tradicional. Foi realizado um estudo qualitativo, descritivo e interpretativo, que usou a entrevista como uma ferramenta para obter dados. A amostra do estudo foi composta por 27 pessoas: nove técnicos do desporto das Câmaras Municipais, nove professores especialistas em Educação Física (EB2) e nove professores não-especialistas em Educação Física (EB1). Foi registrada uma reduzida prática do jogo de bolos tradicional nos municípios onde passa o Caminho Central Português, com exceção do município de Paredes de Coura, mostrando o Jogo do Chavelho como uma forma única de prática nesta cidade portuguesa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
