A CULTURA INFANTIL E A RELAÇÃO COM OS SABERES DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA

Autores

  • Marcos Rafael Tonietto Universidade Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0002-1610-2875
  • Marynelma Camargo Garanhani Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.66236

Palavras-chave:

Educação Física. Jogos e brinquedos. Educação infantil.

Resumo

: O presente artigo apresenta parte de uma pesquisa que teve o objetivo de compreender como os saberes de professores da Educação Física Escolar se relacionam com a Cultura Infantil. Para isso, utilizaram-se como referencial teórico os estudos de Sarmento e Florestan Fernandes. O instrumento metodológico para a produção de dados foi a entrevista semiestruturada, e os sujeitos da pesquisa foram professores da rede municipal de ensino de Curitiba que atuam com crianças de 4 a 6 anos. Conclui-se, no estudo, que a utilização dos elementos da Cultura Infantil – jogos e brincadeiras – pode ser indício de que os saberes da Educação Física se relacionam com a Cultura Infantil. Mas, para que isso ocorra, eles devem se relacionar com os eixos estruturadores da Cultura Infantil: reiteração, fantasia do real, ludicidade e interatividade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Rafael Tonietto, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2005), Especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Federal do Paraná (2008) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2009). Atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem experiência na área de educação, com ênfase na formação de professores e na organização curricular da Educação Física. Atua como assessor pedagógico, na formação de professores de redes municipais e particulares de Ensino em todo território brasileiro e é professor do curso de especialização da Faculdade Guairacá. Desenvolve pesquisas, principalmente, nos seguintes temas: saberes do movimento; práticas corporais; cultura infantil; educação infantil; educação física escolar.

Marynelma Camargo Garanhani, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (1987), Mestre em Educação (Currículo e Conhecimento) pela Universidade Federal do Paraná (1998) e Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Educação Física e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal do Paraná (linha de pesquisa: Cultura, Escola e Ensino). Tem experiência na área de educação, com ênfase em EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Atua, principalmente, nos seguintes temas: saberes e práticas do trabalho docente; desenvolvimento e educação infantil; pedagogia do movimento e educação física escolar.

Downloads

Publicado

2017-06-21

Como Citar

TONIETTO, M. R.; GARANHANI, M. C. A CULTURA INFANTIL E A RELAÇÃO COM OS SABERES DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 517–528, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.66236. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/66236. Acesso em: 29 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.