Resenha do livro “A Animação Cultural: conceitos e propostas” de Victor Andrade de Melo

Autores

  • Leoncio José de Almeida Reis Universidade Federal do Paraná (UFPR-Litoral)
  • Fernando Renato Cavichiolli Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.7519

Palavras-chave:

Animação. Cultura. Arte. Recreação

Resumo

Animação Cultural é uma ferramenta pedagógica que pode ser empregada em diferentes contextos e espaços sociais e que possui uma finalidade clara de intervenção. Instaura-se a partir do desejo de modificar a realidade e da compreensão de que uma atuação dentro desta perspectiva pode ser uma importante ferramenta para essa conquista. Com a estratégia de ação fundamentada na idéia de mediação, visa uma formação societária mais justa, igualitária e democrática, com os indivíduos respeitando e mediando suas diferenças; reconhecendo e explorando suas possibilidades criativas e de obtenção de prazer; e posicionando-se de maneira ativa e crítica perante a sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leoncio José de Almeida Reis, Universidade Federal do Paraná (UFPR-Litoral)

Possui Mestrado em Educação Física (UFPR, 2009) e Graduação em Licenciatura em Educação Física (UFPR, 2004). Possui experiência no campo da Educação Física, tendo atuado como professor escolar no ensino fundamental, organizador e monitor de eventos recreativos e professor de escolinha esportiva. Atualmente, é membro do corpo docente da UFPR Litoral, atuando principalmente junto ao curso de Gestão Desportiva e de Lazer. Desenvolve pesquisas no âmbito da História e Sociologia do Esporte e Lazer, com ênfase nos estudos do Lazer e, recentemente, nos jogos eletrônicos.

Fernando Renato Cavichiolli, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Professor do curso de mestrado e graduação em Educação Física do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná.

Publicado

2009-06-18

Como Citar

REIS, L. J. de A.; CAVICHIOLLI, F. R. Resenha do livro “A Animação Cultural: conceitos e propostas” de Victor Andrade de Melo. Movimento, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 357–371, 2009. DOI: 10.22456/1982-8918.7519. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/7519. Acesso em: 27 nov. 2022.

Edição

Seção

Resenhas e Midias