TRAÇOS DE UMA EDUCAÇÃO HEDONISTA

Autores

  • Iván Dario Uribe Universidad de Antioquia-Colombia
  • Luz Elena Gallo Universidad de Antioquia-Colombia http://orcid.org/0000-0003-3579-4886
  • Alexandre Fernandez Vaz Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC- Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.68311

Palavras-chave:

Educação. Corpo. Ensino. Prazer.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo articular o hedonismo a uma reflexão educativa, tendo o corpo como marco analítico. Estabelece-se uma análise sobre o conceito de hedonismo na tradição filosófica, observando-se seu caráter polifônico: hedonismo ascético, libertário, utilitarista, solar e vitalista. A partir disso, são delineados alguns traços que constituem uma Educação Hedonista como aquela que se assenta em uma razão corporalizada, que situa o corpo na força do instante, realizando a arte de viver, traz o riso, rege-se pelo desejo e enaltece o jogo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iván Dario Uribe, Universidad de Antioquia-Colombia

Candidato a Doctor en Educación por la Universidad de Antioquia.

Docente titular de la Universidad de Antioquia-Colombia 

Grupo de Investigación Estudios en Educación Corporal. Medellín-Colombia 

Luz Elena Gallo, Universidad de Antioquia-Colombia

Doctora en Educación. Docente titular de la Universidad de Antioquia-Colombia, Instituto de Educación Física.  Grupo  de  Investigación Estudios en Educación Corporal

Alexandre Fernandez Vaz, Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC- Brasil

Doutor em Ciências Humanas e Sociais pela Gottfried Wilhelm Leibniz Universität Hannover, Alemanha.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação interdisciplinar em Ciências Humanas de la Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC- Brasil

Investigador del Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico, Brasil.

Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea, Centro de Ciências da Educação 

Publicado

2017-03-29

Como Citar

URIBE, I. D.; GALLO, L. E.; VAZ, A. F. TRAÇOS DE UMA EDUCAÇÃO HEDONISTA. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 339–350, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.68311. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/68311. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais