ESTUDOS DO LAZER NO BRASIL EM PRINCÍPIOS DO SÉCULO XXI: PANORAMA E PERSPECTIVAS⃰

Autores

  • Cleber Dias Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, Brasil
  • Oromar Augusto dos Santos Nascimento Universidade de Brasília, Brasília, Brasil
  • Marcos Dittmar Buba Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, Brasil
  • Ari Lazzarotti Filho Universidade Federal de Goiás, Goiás, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.66121

Palavras-chave:

Atividades de lazer. Produção do conhecimento. Brasil.

Resumo

Este estudo teve como objetivo apresentar um panorama sobre a produção do conhecimento em lazer no Brasil. Teve como metodologia uma análise bibliométrica dos artigos veiculados na revista Licere de 2000 a 2010. Nesse período, o número de artigos e de coautores por artigo aumentou significativamente. Os livros e autores brasileiros constituem as principais referências. A maioria dos autores que publicaram mais frequentemente tem formação em Educação Física. Tudo isso vai caracterizando uma estrutura ambivalente nos Estudos do Lazer no Brasil: por um lado, uma crescente autonomia desse campo de pesquisas como área especializada, com influência relativamente pequena de autores estrangeiros. Por outro lado, a mesma situação geral pode também caracterizar assimilação superficial das tradições das Ciências Humanas, além de certo isolamento com relação a trabalhos publicados fora do Brasil.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleber Dias, Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, Brasil

Doutor em Educação Física (Unicamp) e Mestre em História Comparada (UFRJ). Professor da Unidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde atua no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, tendo ocupado o cargo de coordenador (2015-2016) e subcoordenador (2014-2015). Na Universidade Federal de Goiás, integrou o corpo docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos, onde foi também subcoordenador (2012-2013). Dedicado à pesquisa na área dos estudos do lazer e do esporte, particularmente à história desses fenômenos, publicou artigos sobre o assunto em períodos especializados no Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, França, Espanha, Portugal, Colômbia e Argentina. Tem experiência no trabalho com redes internacionais de pesquisa para cooperação acadêmica (Pró-Sul/CNPq; Consórcio Latino-Americano de Direitos Humanos/Fundação Ford). É consultor de periódicos nacionais e internacionais, tendo sido editor-chefe da Revista Pensar a Prática (2010-2013) e atual editor-executivo da Revista Recorde.

Oromar Augusto dos Santos Nascimento, Universidade de Brasília, Brasília, Brasil

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação Física da Universidade de Brasília (UNB). Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás em Goiânia. Nesta, atuou como monitor voluntário no Projeto "Dando Asas" e Natação de março a junho de 2011, como monitor efetivo do Projeto "Dando Asas" de outubro de 2011 a agosto de 2012. Foi bolsista PIBIC nos períodos de 2013/2014 e 2014/2015, participando de projetos de pesquisa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Esporte Lazer e Comunicação (GEPELC) da Faculdade de Educação Física da UFG, campus Goiânia

Marcos Dittmar Buba, Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, Brasil

Estudante de Educação Física/Licenciatura da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desde abril de 2013 é bolsista no Programa de Educação Tutorial (PET) - Educação Física e Lazer. Tem, na graduação enfoque nos seguintes temas: Lazer, Lazer e Minorias Sociais e Colônia de Férias Temáticas. No período de 2008 a 20012 fez um curso de Teologia e Missões pela Escola Superior de Missões Peniel, tendo enfoque na recuperação de dependência química. E desde, de 2012 faz parte de um grupos de palhaços de hospital, com o nome de Instituto da Alegria.

Ari Lazzarotti Filho, Universidade Federal de Goiás, Goiás, Brasil

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Viçosa-MG, mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2000) e Doutor em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (2011) com Estagio de Doutorado na Università Cattolica Sacro Cuore di Milano. Atualmente, é professor da Universidade Federal de Goiás e Diretor da Faculdade de Educação Física e Dança da UFG; Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade de Brasília. Professor pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Esporte, Lazer e comunicação-GEPELC; Desenvolve pesquisa com os temas da formação de professores de Educação Física, o esporte e o lazer.

Downloads

Publicado

2017-06-21

Como Citar

DIAS, C.; NASCIMENTO, O. A. dos S.; BUBA, M. D.; LAZZAROTTI FILHO, A. ESTUDOS DO LAZER NO BRASIL EM PRINCÍPIOS DO SÉCULO XXI: PANORAMA E PERSPECTIVAS⃰. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 601–616, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.66121. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/66121. Acesso em: 2 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais